i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comportamento

O dia dos avós tem origem cristã; veja curiosidades

Nesta quarta-feira, 26 de julho, é comemorado o dia dos avós; descubra a origem da data e confira algumas curiosidades

  • PorRedação
  • 26/07/2017 07:18
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock| Foto:

Mais ativos do que nunca, eles estão bem longe do estereótipo antigo dos avós. Atualmente fazem  fazem de tudo um pouco: dançam sempre, se exercitam, cultivam hobbies. Mais ainda, eles estão muito conectados. Pelo menos 5,2 milhões de idosos passeiam pelo mundo virtual frequentemente, de acordo com a pesquisa “60+ na internet”, feita pelo Instituto Locomotiva.

A região sul é a que concentra o maior percentual desse público, com 18% de idosos conectados em computadores, smartphones e tablets; no sudeste, o percentual chega a 60%. Neste dia dos avós, o Viver Bem reuniu algumas curiosidades sobre eles, desde o porquê da data a eventos especiais para hoje. Confira:

Origem cristã

A data tem origem no século XX, quando o papa Paulo VI escolheu o dia 26 de julho para homenagear os avós maternos de Jesus, Ana e Joaquim. Ambos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII, por terem concebido Maria mesmo sendo considerados estéreis.

Avós e netos

Uma relação saudável entre avós e netos é importante porque os mais velhos passam segurança e carinho às crianças, mas de uma forma mais “tranquila” do que os pais. “É um relacionamento gostoso pela liberdade que os pequenos têm com os avós – e que nem sempre têm com os pais. É um relacionamento de amadurecimento, porque tem uma distância de gerações muito grande e eles precisam ‘se afinar’”, diz o psicólogo Guilherme Falcão.

Para os avós, além da nova oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de uma criança, os netos trazem orgulho, bem-estar, maior conexão com ‘o mundo moderno’ e novos aprendizados.

Uma pesquisa realizada pelo Estudo de Envelhecimento de Berlin ao longo de 19 anos com 500 pessoas entre 70 e 103 anos de idade constatou algo surpreendente: os avós que convivem e cuidam dos netos tem risco de mortalidade 37% menor em relação aos que não tinham esse contato.

Eventos para comemorar o dia dos avós

Nesta quarta-feira, 26, a Vitrine de Ideias do Shopping São José receberá uma programação especial com Aulas de Pintura, ministrada pela artista plástica Katia Velo, às 15h, e a Oficina de Porta Panela de Feltro com a “Costurando Ideias”, às 17h.

As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (41) 3035-1500. Mais informações no site: www.shoppingsaojose.com.br/eventos. A Vitrine de Ideias tem programação gratuita, com vagas limitadas, e está localizada no piso L2 do Shopping São José, na rua Izabel A Redentora, 1434 – Centro de São José dos Pinhais – PR.

Serviço:

Atividades especiais do Shopping São José

Quando: quarta-feira, 26 de julho

Onde: rua Izabel A Redentora, 1434, Centro de São José dos Pinhais – PR

Aula de Pintura

Horário: 15 horas

Vagas: Limitadas

Oficina de Porta Panela de Feltro

Horário: 17 horas

Vagas: Limitadas

Inscrições: (41) 3035-1500

LEIA TAMBÉM

>>> Esquentou, esfriou? Na saúde e na moda, curitibanos convivem com o “efeito cebola”

>>> Saiba o que é phubbing, o problema que está destruindo relacionamentos

>>> Locações utilizadas em Game of Thrones podem ser alugadas no Airbnb

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.