Comportamento

Redação

O que fazer ao saber que seu filho fuma maconha? Piangers responde

Redação
26/07/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo. | Gazeta do Povo

Conversar sobre drogas, sexo e namoro é algo difícil de acontecer entre você e seu filho? A leitora Chay quis saber do especialista em paternidade Marcos Piangers o que ele faria se descobrisse que o seu filho ou filha fuma maconha. “Você expulsaria de casa?” , indagou.
“Eu tenho duas filhas e instituímos que é muito importante falar sobre todos os assuntos. E conversamos sobre namoro, sexo e maconha e drogas com nossa filha mais velha quando esse assunto apareceu na escola, em algum filme, ou até em uma conversa minha e da minha esposa. É importante exercitar a capacidade de conversa“, diz Piangers.
Para ele, o melhor caminho é expor para criança e o adolescente as coisas ruins e boas, quando o assunto é drogas. “Maconha é uma droga. Vicia, faz mal, você perde neurônios. Mas se o pai disser que só tem coisa ruim, talvez o filho vá achar que os amigos, que estão falando bem, é que estão certos. É importante falar que a maconha deixa mais a pessoa  mais relaxada, se sentindo talvez melhor e é por isso que as pessoas usam”, ensina.
Ele salienta que nenhuma criança com 12, 13 anos tem vontade de usar drogas. “A curiosidade vem quando vê os amigos usando. Se os pais já explicam, o filho está desarmado, pois tem um canal de informação e diálogo em casa”.

Estar junto

“Claro que não expulsaria de casa!” ressaltou o colunista. “Essa é a hora mais importante de estar do lado do seu filho. Quando nossos filhos mais precisam da gente é quando estão passando por dificuldades e tomaram decisões equivocadas. Essa é a hora de estar ali, presente e bem atento”, salienta.
Assista ao vídeo completo:
LEIA TAMBÉM: