Comportamento

Katia Michelle

Por que o ano só “começa” depois do carnaval?

Katia Michelle
01/03/2017 15:12
Thumbnail

Flagra do fim do carnaval , em Antonina, clicado por Marcelo Andrade. Foto: Marcelo Andrade.

Não é por acaso que todos temos a sensação de que o ano só começa depois do carnaval. O período pode até mudar, mas quase sempre o feriado da folia coincide com férias escolares, recesso político e uma sensação de que janeiro e fevereiro são meses praticamente “parados”. Perfeito para dar desculpas para adiar o inevitável: trabalho, estudo e muitas coisas para colocar em dia.
Ficar esperando o “carnaval passar”, no entanto, pode não ser a melhor estratégia para quem quer colocar a vida nos trilhos. E mesmo que seja uma questão cultural – na maior parte do país, muitos serviços não funcionam durante o controverso feriado – é preciso manter o foco mesmo durante o recesso. “Algumas pessoas também precisam de artifícios para começar o que realmente importa e usam o carnaval como desculpa para adiar seus compromissos”, diz a psicanalista Juliane Kravetz.
Ela salienta que é importante buscar o equilíbrio e não deixar que nada atrapalhe o início do que é preciso fazer, seja focar no trabalho, nos estudos, arrumar a casa, começar uma dieta, um novo projeto ou mesmo dar continuidade aos que já estão na planilha. “Tem gente que gosta muito o carnaval e não faz mais nada enquanto o feriado não termina. Já outra pessoas, não gostam e reclamam que nada acontece nessa época, mas também não fazem nada para mudar. Não dá para viver uma vida de excessos nem de restrição. É preciso equilíbrio”, ressalta Juliane.
O problema é lidar com muitos serviços parados que podem barrar o desejo e a necessidade de agir. Bancos em recesso, serviços de utilidade pública e o próprio comércio que pode ou não abrir, dependendo da decisão das empresas. É preciso ser firme para não deixar-se contaminar com o recesso e parar a própria vida. E no retorno do feriado, foco!  Nada de dar aquela esticadinha na semana, que teoricamente começaria apenas na quarta-feira.
Para a coach de realização profissional Juliana Paes Garcia, não dá para esperar o momento perfeito para começar uma mudança ou retomar a rotina. “Se você sempre esperar o momento perfeito, o carnaval passar, o ano começar, o Brasil sair da crise, estará terceirizando a chance de felicidade a fatores externos a você”, enfatiza.
Juliana reforça que não existe “momento ideal” par dar um passo na direção do que se quer. Independente do carnaval ou de qualquer feriado. “Você é o responsável para construir a realidade que quer para si. Quando você se conscientiza disso, não dá vontade de esperar mais nenhum dia passar”. Nem o carnaval. Então arregace as mangas, que agora é hora, mesmo que a quarta-feira de cinzas ainda não permita levar as crianças para escola.
LEIA TAMBÉM