Comportamento

Luisa Nucada, especial para a Gazeta do Povo

Saiba o que é um mini wedding

Luisa Nucada, especial para a Gazeta do Povo
01/08/2014 18:04
Despesas exorbitantes, trabalheira sem fim e extensa lista de convidados – muitos deles, parentes distantes ou meros conhecidos. Festa de casamento não precisa ser sinônimo disso tudo. A tendência do mini wedding, celebrações para até 100 pessoas, está começando a pegar em Curitiba.
“É uma festa intimista, com detalhes personalizados. Como são poucos convidados, o casal consegue customizar as lembranças com o nome de cada um, por exemplo”, explica a cerimonialista da Sim! Mini Wedding Lais Montagnini de Brito. Segundo ela, os convidados se sentem especiais porque recebem mais atenção dos noivos e participam de uma celebração mais exclusiva, quase um evento VIP.
Lais afirma que 85% de seus clientes optam por botar a mão na massa. “Os noivos estão adotando o conceito DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo), muitos fazem os convites, as lembrancinhas e até a decoração.” O envolvimento do casal aumenta o valor afetivo dos detalhes, tornando tudo mais especial.
Engana-se quem pensa que o casamento mini é obrigatoriamente simples. A enxuta lista de convidados possibilita um cardápio mais requintado. “Uma grande vantagem é que o casal pode economizar em alguns itens para investir em outros”, aponta Laís. Dessa forma, pode-se abrir mão da locação de um espaço para caprichar no menu.
De acordo com a cerimonialista, o mini wedding também oferece mais opções de locais. Pode-se fazer a cerimônia e a festa na praia, numa chácara, em restaurante e até no quintal de casa. Na Europa, onde o mini wedding surgiu, os casamentos são realizados até em museus e bibliotecas. “Tudo depende do estilo e gosto do casal”, aponta Laís. Curitiba tem muitas capelas pequenas, ideais para a cerimônia religiosa.
A Sim! Mini Wedding é a única empresa especializada nesse tipo de evento na capital. Os serviços incluem assessoria, indicação e coordenação de fornecedores e cerimonial. “É bom começar a organizar um ano antes, para fazer tudo com tranquilidade. Mas é possível organizar em dois ou três meses também”, diz Lais.
Maxi satisfação
A servidora pública Ana Paula Romero, 25, e o publicitário Raphael Ribeiro Albini, 35, optaram pelo mini wedding para trocar alianças em fevereiro. A celebração para 100 pessoas ocorreu em uma chácara em Piraquara. “Não tínhamos perfil para fazer festa grande, queríamos algo mais íntimo. O custo também pesou bastante na decisão”, diz Ana Paula.
A organização foi bem personalizada e levou o toque de pessoas queridas, conta ela: “o noivo e eu fizemos os convites e outros materiais gráficos, além de alguns detalhes da decoração das mesas. Minha sogra fez os bem-casados e uma grande amiga fez o bolo de casamento”.
Foi preciso contratar apenas quatro fornecedores – decoração, DJ, doces e buffet – além da assessoria da Sim! Mini Wedding. No grande dia, um diácono da igreja católica foi até o local para celebrar a cerimônia, que foi mais despojada, sem muitos protocolos.
Com planejamento de apenas dois meses, a festa custou R$ 22 mil e saiu exatamente como esperavam. “É possível organizar um casamento que tenha a sua cara, em pouco tempo, sem gastar muito. Ficou do jeito que a gente queria”, comemora Ana Paula.

Mini weddings