Comportamento

Redação

Faltando poucos dias para o Natal, veja as tradições mais seguidas pelos brasileiros

Redação
20/12/2017 12:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Quando pensam em Natal, 41% dos brasileiros lembram da figura de Jesus Cristo. E o mais importante nessa época do ano, é estar em família e confraternizar, resposta dada por 80% dos entrevistados. Os dados são resultado do Google Consumer Survey, ferramenta de pesquisa on-line, aliados a uma análise de dados de busca e uma pesquisa em parceria com o Ibope, e divulgados pelo Google no início dessa semana.
As respostas permitiram um perfil curto, mas reconhecíveis, das tradições mais comuns de Natal para os brasileiros. Confira sete verdades do Natal no Brasil:
1) Presente, no Natal, não é o mais importante. Mais do que o próprio termo ‘Natal’, as palavras mais pesquisadas no Google que fazem relação com o fim de ano são: “mensagem de Natal”. Na frente dos presentes (opção escolhida por 27% dos entrevistados) e decoração (26%), está a ceia – considerada item indispensável nessa época para 47%.
2) Organizar a festa de fim de ano não é estressante.  Para 86% dos entrevistados, planejar os encontros em família e organizar a ceia não são estressantes. São, pelo contrário, atividades tranquilas e até divertidas. Outros 78% afirmaram que, no ano anterior (2016), tudo ou quase tudo aconteceu conforme planejado nas festas.
3) O símbolo de Natal, para o brasileiro, é Jesus. Papai Noel não é a primeira referência de Natal, conforme 41% dos entrevistados, mas sim Jesus. O bom velhinho ficou na lembrança de 12% das pessoas.
4) Natal é para ficar em família e confraternizar. O benefício mais importante do Natal é estar com os familiares e confraternizar, segundo 80% dos entrevistados. Isso seria, para eles, indispensável.
5) Presentes de Natal em cima da hora.  Quase metade dos entrevistados disse que começam a pesquisar pelos presentes de Natal em outubro, mas que apenas concretizam a compra em cima da hora, em dezembro. Para 76%, as compras são feitas no último mês e 38% separam os dias antes da data para ir aos shoppings.
6) Para o brasileiro, todo mundo deve ganhar presente. Dos entrevistados, 92% afirmaram que pretendem comprar ou já deram algum presente de Natal neste ano. As pessoas mais lembradas são pai e mãe (59%), filhos (50%) e amigos (34%). Outro dado interessante mostra que 15% das pessoas planejam dar mais de 10 presentes neste ano.
7) Amigos secretos são muito populares. Em 2015, no auge da crise, a busca por amigo secreto no Google chegou ao pico – e não diminuiu muito desde então. Para quem vai participar dessas brincadeiras, o ticket médio esperado é baixo – 74% pretendem gastar até R$ 100.
LEIA TAMBÉM