Comportamento

Da redação

Uma em cada 5 mães se arrepende do nome dos filhos

Da redação
02/09/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Se pudessem escolher novamente, uma em cada cinco mães trocaria o nome dos seus filhos, de acordo com uma pesquisa britânica divulgada nessa semana. Os nomes que mais frequentemente causam o ‘arrependimento’ materno foram: Charlotte, Amelia, Anne, Daniel, Jacob, James e Thomas.
Leia mais
Para 25% das mães entrevistadas, o motivo principal para esse descontentamento foi porque o nome era muito comum. Outras 20% achavam que o nome não parecia adequado ao filho, e 20% disseram que nunca gostaram do nome, mas se sentiram pressionadas a usá-lo. Outros motivos apontados pelas mães foram: o nome não ‘combina’ com a criança, ou não é suficientemente diferente, ou mesmo causa problemas quando a criança tenta soletrar ou mesmo dizer o próprio nome.
Algumas mães apontaram ainda que não gostam da versão diminutiva do nome, que é como as pessoas acabam chamando a criança, ou houve uma mudança na percepção do público perante aquele nome, desde que a criança nasceu. Outras mulheres apontaram ainda que se arrependeram porque uma celebridade usou o mesmo nome.
“Escolher o nome dos seus filhos é uma das primeiras coisas que os novos pais fazem, então de alguma forma o arrependimento do nome é um bom ensaio para a paternidade: você pesquisa muito, tenta agradar um número grande de pessoas de uma só vez, e terminam errando. O prêmio de consolação é que muitas crianças acabam aceitando bem os nomes, e aquelas que não podem sempre usar os nomes do meio, apelidos ou mesmo mudando o nome, em casos extremos”, explica Justine Roberts, fundadora do site Mumsnet, responsável pela pesquisa.