Animal

Câncer em cães e gatos

Adriano Justino
03/11/2015 11:30
Thumbnail
O mundo está de olho na prevenção e conscientização do câncer de mama e próstata nesse Outubro Rosa e Novembro Azul e nós decidimos lembrar que não apenas seres humanos sofrem com neoplasias.
Câncer de mama em cadelas e gatas
Os tumores da glândula mamária são os mais comuns nas fêmeas. Sua incidência aumenta com o avanço da idade, sendo mais comum a partir dos 9 anos.
Nas cadelas, cerca de 50-70% dos casos de tumores mamários são malignos. Já nas gatas, o número aumenta para 85%.
Para evitar, castre antes do primeiro cio – por volta dos 5 meses de idade, dê ração de qualidade e não deixe sua fêmea ganhar muito peso.
Sintomas do câncer de mama
Vários sinais podem indicar um tumor mamário. Fique atento aos possíveis sintomas:
  • caroços nas glândulas mamárias;
  • secreções nos mamilos;
  • feridas que não cicatrizam;
  • perda de peso sem motivo;
  • inchaço na área mamária.
  • Tratamento do câncer de mama
    O tratamento de câncer de mama em cadelas e gatas indicado é cirúrgico e permite a cura em muitos casos. Às vezes, após a cirurgia, é preciso fazer sessões de quimioterapia ou radioterapia. Confie no seu veterinário para definir o melhor tratamento para sua peluda.
    Câncer de próstata em cães e gatos
    O avanço da idade também é fator de risco para o desenvolvimento de vários problemas de próstata em cães e gatos. O câncer de próstata é uma doença extremamente perigosa, que pode se espalhar pelos nódulos linfáticos, pulmões e ossos muito facilmente.
    Geralmente é observado com mais frequência nos pets não castrados, em cachorros a partir dos 6 anos e em gatos é rara a ocorrência.
    O câncer de próstata pode ser fatal. Conheça os sintomas:
    Tratamento do câncer de próstata
    A cirurgia só é uma opção no estágio inicial da doença. Quimioterapia, radioterapia e remédios ajudam no alívio da dor e no retardo da doença.
    Esse artigo foi produzido pela equipe do Hospital Veterinário Batel. Marque uma consulta para o seu pet: www.hvbatel.com.br

    Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!