Cultura

Moana é a primeira princesa da Disney de origem polinésia

Da redação
21/08/2015 11:34
Thumbnail
Destemida, a personagem se distancia do perfil de princesa que precisa ser salva. (Fotos: divulgação/Disney.)
A Disney foi buscar inspiração no arquipélago do Oceano Pacífico para sua nova princesa. Moana, que significa “oceano” na língua maori, será a primeira protagonista de animação do estúdio de origem polinésia. De pele escura, cabelos encaracolados e traços fortes, ela tem personalidade aventureira, corajosa e destemida. A animação estreia em 23 de novembro de 2016.
Moana é a filha caçula de uma família de navegadores. A trama, que se passa há dois mil anos, gira em torno de uma aventura marítima. A protagonista se lançará aos mares em busca de uma ilha mágica, de que lhe falava sua avó falecida.
“Moana é indomável, apaixonada, sonhadora e tem uma conexão única com o oceano. Ela é o tipo de personagem pelo qual todo mundo torce e nós não vemos a hora de mostrá-la ao público”, disse o produtor John Musker, que já dirigiu “A Pequena Sereia”, “Aladdin” e “A Princesa e o Sapo”.
Nos últimos tempos, a Disney vem se distanciando do perfil de princesa frágil, delicada, que precisa ser salva. Moana também foge do padrão de beleza eurocêntrico – pele branca, cabelos loiros lisos, corpo magro e longilíneo. Em 2009, o estúdio lançou Tiana, sua primeira princesa negra, da animação “A Princesa e o Sapo”.
Merida, a protagonista da produção “Valente”, foi a primeira princesa ruiva, impetuosa e corajosa, em 2012. No ano seguinte, a Disney surpreendeu novamente com Elsa e Anna, personagens do grande sucesso “Frozen”, duas irmãs que são salvas pelo amor fraternal – e não por um príncipe encantado.