Especial Patrocinado

Cultura e muita história nos países do Leste Europeu

Patrícia Dorfman, especial para Gazeta do Povo
23/09/2016 14:55
Thumbnail

Cultura e história encantam os passeios pelas terras europeias. Foto: Thinkstock

Mozart regeu a sua ópera “Don Giovani”, sua segunda criação depois de “As Bodas de Fígaro”, no Estates Theater, prédio que pertence ao Teatro Nacional de Praga. Assim é Praga, cidade que respira a cultura clássica e transporta os visitantes a uma viagem cheia de deliciosos espetáculos e passeios. Em Praga, capital da República Tcheca, no coração da Boêmia, a CVC leva o grupo a visitas pelo bairro judeu Josefov – onde fica Staronova, a mais antiga sinagoga da Europa –, pela Praça da Cidade Antiga e para a antiga sede da prefeitura, onde está o relógio astronômico construído em 1410. Há muito mais para conhecer, como a Praga Santa, com o maior castelo do mundo, o Castelo de Praga, do século 9; a Catedral de São Vito, construída entre 1344 e 1929 em estilo gótico e com vitrais; a Ponte Carlos, com suas 30 estátuas barrocas; e o incrível bairro barroco de Malá Strana.
Mas o visitante deve ficar atento para programar em sua viagem espetáculos, os mais diversos que são oferecidos em muitos teatros e salas da cidade, bem como, nos festivais e eventos ao ar livre. Espaços como o Rudolfinum ou o Smetana Hall abrigam apresentações da Orquestra Filarmônica Tcheca e de orquestras de câmara. Se não for pela música clássica, a visita é apropriada para apreciar a beleza das salas. Essa possibilidade cultural segue em Viena, a capital mais concorrida para apreciar os espetáculos. Ingresso para as estreias e apresentações que se espalham pela cidade devem ser planejados e comprados com antecedência. Espaços como o Musikverein e Konzerthaus oferecem momentos de deleite para quem gosta de apreciar a música clássica. Sem esquecer de Wiener Staatsoper, a casa da ópera vienense, acostumada a acordes de Mozart, Schubert, Strauss e Hayden, frequentada por vienenses e turistas. Aliás, a casa foi inaugurada com a ópera “Don Giovanni”, de Mozart. Música remete a dança, e Viena também é lembrada por seus bailes – você lembra do filme Sissi, a Imperatriz? Foi a Casa de Habsburgo, tradicional família austríaca (da qual fazia parte Maria Leopoldina da Áustria, esposa de D. Pedro I), que abriu seus salões para os bailes. Hoje, são cerca de 150 bailes de gala anuais na cidade, para os quais a mesma família que fazia as casacas dos membros da família imperial ainda mantém a tradição.
A cidade encanta, também, por sua beleza arquitetônica. Ringstrasse, avenida com 5 km de extensão, reúne alguns dos edifícios mais representativos de Viena como o Parlamento, a Igreja Votiva, os Museus de História da Arte e de História Natural, a Prefeitura, a Bolsa e a própria Ópera. A cidade convida, ainda, a visitas a Catedral de Santo Estevão, aos pátios do Palácio Imperial de Hofburg e ao Museu Sissi, a Torre Giratória do Danúbio, a Igreja de São Carlos Borromeu e ao Palácio de Schonbrunn, residência da família imperial austro-húngara, com 1441 cômodos. O Palácio é muitas vezes comparado ao Palácio de Versalhes, na França.
Buda e Peste
A trilha pelo clássico europeu continua na vizinha Hungria. Separadas pelo rio Danúbio estão Buda – antiga sede da realeza, e Peste – coração econômico do país. A união das cidades em 17 de novembro de 1873 forma Budapeste, que hoje é a sexta maior cidade da União Europeia. Foram os celtas os primeiros a assentarem na região, em 1 a.C.. Depois, vieram os romanos. Nela, o roteiro inclui a Praça dos Heróis, o Castelo de Buda – patrimônio da humanidade pela UNESCO, a neogótica Igreja de Matias – cenário de coroação de vários imperados, o Forte dos Pescadores, o Parlamento e a Ponte das Correntes. Ainda a Grande Sinagoga, a Ópera e um especial passeio noturno em cruzeiro pelo rio Danúbio com jantar típico Goulash Party.
CVC prepara a sua viagem
. Nosso circuito rodoviário pela Europa tem um ótimo custo-benefício e permite otimização do seu tempo no destino.  Tudo está planejado e coordenado para garantir seu conforto.
. Apostamos sempre na inovação constante de novas tecnologias para ajudar ao máximo nossos passageiros. Com esse conceito, criamos o novo Aplicativo CVC para auxiliá-lo na viagem. Basta introduzir seu localizador de viagem que consta no voucher para ter acesso a todos os serviços oferecidos durante a viagem, como transporte, hotéis e itinerário.
. Pelo aplicativo CVC o passageiro tem canal 24 hs direto com a CVC para resolver emergências.
. Todos os roteiros da CVC incluem transporte aeroporto/hotel/aeroporto no dia de chegada a Europa e no dia de retorno da Europa ao Brasil.
. Em todos os roteiros o grupo conta com guia acompanhante que fala português.
Para viajar
Veja algumas informações importantes que a CVC reuniu para que você possa planejar a sua viagem e ter o melhor das suas férias:
. Moeda e câmbio: A maioria dos estabelecimentos europeus aceitam cartões de crédito e cartões pré-pagos internacionais. O euro é a moeda oficial de grande parte dos países, porém existem exceções como a Rússia, Suíça, Inglaterra e destinos da Escandinávia.
. O que vestir: No verão, use roupas leves que permitam caminhar com conforto. No inverno, lembre-se de levar um casaco quente, cachecóis e luvas para resistir ao frio europeu. Sugerimos levar um casaco mais elegante para aproveitar as noites e os jantares.
Serviços CVC
. Seguro de Viagem: o seguro-viagem da CVC garante segurança e tranquilidade desde a sua partida até a volta para o Brasil – recomendamos adquirir esse serviço.
. Documentação: a CVC tem estrutura para auxiliar os clientes na obtenção de documentos de viagem.
. Moeda Estrangeira: a CVC facilita a aquisição da moeda estrangeira e do cartão pré-pago.
. Vale-viagem: além de aproveitar as férias, você pode adquirir o Vale-Viagem CVC e presentear as pessoas queridas ou realizar campanhas de incentivo com uma fascinante viagem para Orlando.
Roteiros sugeridos CVC
Brasileiros no Melhor de Berlim e Leste Europeu
12 dias / 11 diárias de hospedagem
Berli/Praga/Cesky Krumlov/Viena/Budapeste