Histórico

Um nobre saudável

Danielle Brito
03/10/2005 00:57
Do estranho reino dos fungos vem um alimento rico em minerais, vitaminas, proteínas e excelente fonte de fibras. Os cogumelos estão catalogados no conjunto de alimentos funcionais, pois, segundo a nutricionista Marina Franco Basy, têm substâncias capazes de atuar como protetoras da saúde. “Estudos demonstram que certos cogumelos podem agir sobre o sistema imunológico de indivíduos saudáveis e enfermos, trazendo benefícios potenciais para doenças cardiovasculares, câncer, infecções e doenças auto-imunes como a artrite reumatóide e o lúpus”, diz.
Os cogumelos são tão antigos que há relatos de coleta desse produto por povos pré-históricos. Ao longo do tempo ele serviu de alimento para nobres e plebeus, mas segundo o chef de cuisine José Serra, a maioria das pessoas ainda não sabe como utilizar o ingrediente. “Dá para fazer uma infinidade de molhos e guarnições. O shiitake fresco pode ser grelhado com um pouco de bacon, alho e azeite, por exemplo. Por não ter praticamente gordura, torna-se um prato leve”, esclarece.
Cogumelo Paris ou champignon: tem esse nome porque passou a ser cultivado ao redor da capital francesa no século 17. É rico em ácido fólico e vitaminas do complexo B, sendo um bom protetor contra tumores. Devido ao seu alto valor proteico é um bom substituto da carne. Hoje é o mais consumido no mundo.
Shiitake: é rico em fibras, o que o torna um bom regulador da pressão arterial. Pode combater o colesterol e inibe o desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias. É o segundo cogumelo mais consumido do mundo, sendo muito popular no Brasil na culinária dos descendentes de chineses e japoneses, que o consideram um alimento da longevidade.
Shimeji: nome popular dos cogumelos cultivados em chão úmido. Muito usado nas culinária japonesa e chinesa, é o mais miúdo de todos, nasce em pencas e pode ser branco ou acinzentado. Tem grande valor protéico e quantidade de vitamina B, importante para preservar a memória.
No fogo
A nutricionista Marina Basy afirma que o valor nutricional dos cogumelos é pouco afetado pela cocção, ou seja, ele não perde as propriedades com o cozimento.
dbrito@gazetadopovo.com.br