Saúde e Bem-Estar

6 roteiros próximos que encantam os mais velhos

Marina Mori
27/11/2015 22:00
Thumbnail

Arquipélago de Galápagos (foto acima) e Cartagena, na Colômbia (abaixo): alternativas às visitas clássicas em destinos de países próximos.

Países bem pertinhos
Veja os roteiros alternativos para conhecer durante as férias
Argentina
Mendoza é a cidade que mais produz vinhos na América Latina. São mais de 1,2 mil vinícolas na “Terra do Sol e do Bom Vinho”, localizada no Cerro Aconcágua, a montanha mais alta do continente. Vale a pena visitar o Museu do Vinho San Felipe, estabelecido na Bodega La Rural, a 10km do centro de Mendoza. Além de conhecer a história do vinho dessa região, é possível ver de perto o acervo com mais de cinco mil peças relacionadas à produção da bebida no século passado. O museu abre de segunda a sábado, das 9h às 17h e fecha nos domingos e feriados. Melhor época para visitar: alta temporada, junho e julho.
Uruguai
Se você já visitou Montevidéu, vai se encantar com um novo destino para visitar no Uruguai. Fonte de águas termais com temperaturas até 42 graus, a pequena cidade de Arapey, no norte do país, é o destino perfeito para relaxar. A região é repleta de hotéis de cinco e quatro estrelas. Os mais aventureiros podem aproveitar as excursões de pesca no Rio Arapey, um dos maiores atrativos da cidade. Melhor época para visitar: janeiro a abril.
Chile
Já pensou em velejar em uma piscina? Isso é possível na Lagoa de Cristal, em Algarrobo, na região de Valparaíso. A cidade fica a 88km de Santiago e conta com a maior piscina do mundo, no Resort San Alfonso del Mar. Seu comprimento de um quilômetro (quase 20 piscinas olímpicas juntas) e profundidade de 35 metros lhe renderam o título da piscina mais profunda do planeta pelo Guinness Book, o livro dos Records. A água é salgada, bombeada do mar, e purificada. Melhor época para visitar: alta temporada.
Peru
Machu Picchu é uma das sete maravilhas do mundo, então quase não há desculpas para dizer não a este roteiro. A cidade perdida dos incas, localizada a 2500 metros de altura em uma região de montanhas e vales, pode ser visitada num passeio tranquilo pelo trem Vistadome. O veículo conta com janelas panorâmicas e recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor em 2014. Embora o destino não seja tão fácil por causa da altitude, recomenda-se beber o tradicional chá de coca logo na chegada ao país para amenizar os sintomas de falta de ar e cansaço. Melhor época para visitar: maio a agosto.
Equador
O Arquipélago de Galápagos merece atenção de quem se interessa pela natureza. Formado por 13 ilhas pequenas, das quais apenas quatro são habitadas, é declarado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Além de paisagens inesquecíveis, você terá a experiência de conhecer espécies únicas, como as tartarugas gigantes retratadas por Charles Darwin no icônico livro “A Origem das Espécies”. As ilhas recomendadas para se hospedar são a de San Cristobal, Santa Cruz, Isabela e Floreana. Melhor época para visitar: durante todo o ano.
Colômbia
Águas cristalinas, arquitetura colonial e vistas de tirar o fôlego. Assim é Cartagena das Índias, à beira do mar do Caribe. A cidade é cheia de histórias e protegida por muralhas, lembrança do período colonial do século 16, e foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade. Quem gosta de cultura tem um motivo extra para conhecer Cartagena: foi lá que Gabriel Garcia Márquez se inspirou para escrever “Do amor e outros demônios”, premiado com o Nobel de Literatura. Melhor época para visitar: dezembro a março e junho a setembro.
Fontes: CVC Turismo e Interlaken Turismo.