Saúde e Bem-Estar

Coreia do Sul testa sensores para gestantes em transporte público

Da redação
07/06/2016 15:48
Thumbnail

Foto: Reprodução campanha Light Pink

Coreia do Sul acaba de lançar um programa experimental que utiliza sensores de luz para que passageiros do transporte público desistam de seus assentos para oferecê-los a mulheres grávidas. A bem-sucedida campanha, chamada Light Pink, foi realizada por cinco dias na estação Busan-Gimhae Light Rail, na cidade de Busan. Quinhentas gestantes utilizaram sensores especiais de Bluetooth do lado de fora de suas roupas e bolsas e que, quando ativados, acendiam luzes cor de rosa com o ícone de uma mulher grávida logo acima dos bancos prioritários.
Foto: Reprodução campanha Light Pink
Foto: Reprodução campanha Light Pink
O conselho da cidade de Busan e a empresa de relações públicas coreana Daehong colaboraram para lançar a campanha Light Pink em uma tentativa de aliviar a dificuldade que muitas mulheres grávidas têm de encontrar um assento em um trem ou ônibus. “É uma consideração com as mulheres grávidas, que devem ser capazes de usar o transporte público mais facilmente”, disse o prefeito de Busan, Suh Byung-soo. Os sensores, que têm bateria com vida útil de seis meses, também detectam quando a mulher está sentada, fazendo com que a luz acima do assento seja desligada.
LEIA TAMBÉM
Segundo a campanha, se os pés inchados, dor nas costas e peso extra não são motivos suficientes para que os passageiros disponibilizem seus lugares a mulheres grávidas, o mesmo não aconteceu com a luz cor de rosa. Outros países têm procurado combater o problema de etiqueta de transporte público com diferentes alternativas. Os metrôs de Nova Iorque, por exemplo, têm anúncios nos trens encorajando os passageiros a ser conscientes e desistir de seus lugares para as grávidas ou idosos.
O programa piloto até agora só foi testado em um único trem, mas Busan pretende expandi-lo para outras linhas, inclusive de ônibus.
Confira o vídeo da campanha: