Moda e beleza

Dayane Saleh, especial para a Gazeta do Povo

8 dicas para a sua manicure durar mais

Dayane Saleh, especial para a Gazeta do Povo
10/10/2016 17:22
Thumbnail

Foto: Bigstock

Não é sempre que dá para fazer as unhas. Sejam elas feitas no salão ou em casa, ao passar dos dias, o aspecto de cutícula bem feita e esmaltação brilhosa dão lugar a pontas descascadas e pelezinhas soltas e ressecadas. É verdade que não tem como manter as mãos perfeitas sempre – bem que a gente gostaria – mas, com alguns cuidados é possível estender o aspecto de unhas recém-feitas. Veja nossas dicas:
1 – O que mais causa a quebra das unhas, assim como o aspecto de cutícula mal feita é o ressecamento. Procure utilizar ceras antes de dormir e cremes hidratantes nas mãos durante o dia, todos os dias.
2 – Se o problema for não conseguir manter o comprimento, tente lixá-las em formatos mais arredondados, pois são as pontinhas que facilitam a quebra. Aproveite que as unhas ovais e arredondadas voltaram com tudo.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
3 – É importante usar base e cobertura, já que são elas que protegem sua unha do esmalte, e o seu esmalte de agentes externos que desgastam a cor. A base também mantém a unha hidratada e algumas têm função de nivelamento, especiais para quem tem a unha ondulada.
4 – Por mais que você goste muito daquela cor de esmalte, não adianta tentar usá-lo se estiver fora da validade ou perceber que o aspecto está grosso. Pingar óleo de banana ajuda, mas o brilho do produto não fica o mesmo. Para não passar a raiva de ter o esmalte todo fora da sua unha ao puxá-lo, como se fosse um adesivo, é melhor investir em um novo.
5 – É comum ver pessoas que mordem a cutícula e gostam de colocar a mão na boca. Esse é um comportamento que prejudica o crescimento das suas unhas, pois a saliva é ácida. Além de ressecar as cutículas, faz com que o esmalte saia das pontas.
6 – Use luvas para lavar a louça e fazer outros trabalhos manuais que usem produtos químicos. O contato com eles e com a água desgasta bastante a esmaltação.
7 – Ao usar o computador, procure evitar digitar com as pontas das unhas. Em vez disso, utilize as pontas dos dedos.
8 – Quando for lavar o cabelo não esfregue o couro cabeludo com as pontas das unhas.