Moda e beleza

Katia Michelle

Descontente com a moda, Ronaldo Fraga afirma: “o momento pede descentralização”

Katia Michelle
05/04/2017 12:05
Thumbnail

Ronaldo Fraga está em processo de conclusão do seu mais novo projeto: o grande hotel que leva seu nome e hospeda, mais do que moda, novas ideias. Foto: divulgação

O Grande Hotel Ronaldo Fraga foi inaugurado há poucos meses no histórico bairro dos Funcionários, em Belo Horizonte, mas ainda está em fase de construção. “Digamos que está 70% concluído”, conta o estilista, que aproveitou o espaço para lançar a sua coleção de sapatos desenvolvidas em parceria com a tradicional marca Kildare, durante o Minas Trend, na última terça-feira (4). E o processo, diga-se, pode ser contínuo, já que é resultado de um certo descontentamento de Fraga diante do estático modelo de consumo da moda.
A ideia de montar o hotel veio justamente desse meu desconforto. Hoje a moda pede descentralização para poder tomar um novo fôlego”, enfatiza.
É por isso que o Grande Hotel Ronaldo Fraga desconstrói o conceito de loja para hospedar outros projetos e abrigar, inclusive, a própria rotina de criação de Fraga. Ele avisa, no entanto, que esse descontentamento não teve influência com o fato dele “pular” a última edição do SPFW e não ter participado da maior semana de moda da América Latina. “Eu estava em viagem, mas na próxima edição vou participar”, confirma.
Ronaldo Fraga: desconforto com o atual momento da moda motivou novos projetos. Foto: Katia Michelle
Ronaldo Fraga: desconforto com o atual momento da moda motivou novos projetos. Foto: Katia Michelle
No momento, no entanto, se dedica ao novo projeto na sua cidade de origem. A ideia do espaço é funcionar como um celeiro de ideias, com espaço para filmes, workshops, palestras, pocket shows e até feira de orgânicos. A cada 15 dias, um chef também é convidado para cozinhar no local. “As pessoas vão poder acompanhar aqui o meu processo criativo. Me ver trabalhando, ver os livros que estou pesquisando e também vão poder tomar um café, comer e até fazer a barba”, brinca Fraga.
Brinca porque esse é seu jeito descontraído de contar como vai realizar o projeto que maturava já algum tempo e só conseguiu colocar em prática depois que encontrou a casa tombada, datada de 1920, em um bairro que representa o seu próprio jeito de levar a vida.
“Tudo foi pensado nessa vizinhança. Eu trouxe para cá, o jeito como eu gosto de receber em casa”, contou. Para lançar a coleção da Kildare, por exemplo, ele abriu as portas do hotel para jornalistas e convidados do Minas Trend, que acontece até a próxima sexta-feira (7).
A coleção surgiu do convite da Calçados Jacob S.A., fundada em 1928, e que mantém a marca Kildare. “Eu tive total liberdade de criação e aproveitei para colocar minha experiência pessoal em prática novamente. Eu tenho dois filhos skatistas e sempre que eles iam sair para uma festa, compravam um terno e nunca tinham sapatos para combinar. Então por que não fazer sapatos para esse público de 15 a 100 anos?”, diz Fraga.
Músicos que se apresentaram no Grande Hotel Ronaldo Fraga calçavam a nova coleção KIldare _ Ronadl Fraga. Foto: Katia Michelle
Músicos que se apresentaram no Grande Hotel Ronaldo Fraga calçavam a nova coleção KIldare _ Ronadl Fraga. Foto: Katia Michelle
A resposta está na nova coleção. Os sapatos foram desenvolvidos em couros dos curtumes Rusan, Moderno e Bom Retiro. “A Kildare é uma marca de tradição. Uma marca brasileira que usa couro brasileiro. Esse exercício me comove porque rompe um limite que existe entre o designer e a indústria brasileira”, conta o estilista.
Romper limites entre moda e outras searas criativas é que o ele pretende com o Grande Hotel Ronaldo Fraga. Tanto que já anuncia o próximo projeto: no próximo dia 25, para comemorar o centenário de Ella Fitzgerald, vai fazer uma evento especial no local: “as roupas desaparecem e o cenário vira um cabaré”, avisa. A moda de Fraga é uma festa.
SERVIÇO
Rua Ceará, 1.205, Funcionários, em Belo Horizonte
Aberto de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 16h