Moda e beleza

BRUNA COVACCI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO

Alertas para a calvície

BRUNA COVACCI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
29/12/2013 02:05
Apesar de dizerem por aí que “é dos carecas que elas gostam mais”, homens e mulheres se desesperam quando pensam em calvície. A tensão começa ao sinal dos primeiros fios na escova de cabelo, no chão do banheiro, no banco do carro e no travesseiro.
Mas nem tudo é motivo para alarde. Segundo a dermatologista especialista na área capilar Maria Angélica Muricy, é normal perder até 100 fios de cabelo todos os dias.
A dermatologista Fabiane Mulinari Brenner alerta que uma forma de perceber se você está com queda dos fios é observar os cabelos rarefeitos nas entradas ou coroa (região na parte de trás da cabeça) em homens e em mulheres ao centro. Outra dica, de acordo com a dermatologista Leila Cavalin Alves, é que “a queda de cabelo se manifesta com perda de grandes volumes ao dia, caem ‘punhados’ e se inicia de forma súbita. Na calvície, a pessoa percebe que o volume dos cabelos diminui e os fios ficam mais finos com o passar do tempo”.
Antes de consultar um especialista, vale lembrar que calvície e queda de cabelo são coisas diferentes. “Calvície tem causa hereditária ou hormonal, e a queda geralmente é provocada por uma alteração metabólica do organismo”, explica Maria Angélica. “Se a alteração for solucionada acontece uma interrupção da queda de cabelo”, completa. Mulheres são mais suscetíveis ao tipo hormonal e homens à forma genética.
Mitos e verdades
As três especialistas tiram as principais dúvidas sobre queda de cabelos em homens e mulheres
Por que alguns homens ficam carecas e outros não?
A questão é genética. Alguns homens estão predispostos à alopecia androgênica (AAG), outros não. É isso que determina o quanto os receptores hormonais envolvidos são sensíveis à testosterona. Quanto maior a sensibilidade, maior a predisposição à calvície.
Como combater o problema?
Existem quatro opções: a cirurgia de restauração capilar; o uso de loções, xampus e laser de baixa potência em casos iniciais. Cremes e sprays aplicados na área calva para disfarçar o problema e apliques de cabelo.
Existe idade para começar a queda?
Entre homens com 20 anos há uma ocorrência de 20% da calvície, os de 30 anos enfrentam uma taxa de 30% de ocorrência e assim por diante.
Qual a relação entre gravidez e calvície?
Na gravidez os cabelos permanecem na fase de crescimento e ficam mais bonitos e volumosos. Durante a amamentação, a menopausa ou devido ao uso de anticoncepcionais pode haver alterações nos níveis hormonais, que refletem no processo químico e desencadeiam na calvície.
Que atitudes do dia a dia podem provocar a queda?
Manipular os cabelos com frequência, usar muitas químicas ou prender os fios todos os dias e não ter uma alimentação saudável são atitudes que podem provocar a queda dos fios. Pentear os cabelos molhados facilita a quebra dos fios. E dormir com eles molhados provoca dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa – e a coceira decorrente dela pode aumentar a queda.
Como tratar?