Moda e beleza

Marina Mori

Aprenda a fazer o clássico coque banana em vídeo exclusivo

Marina Mori
28/07/2017 17:30
Thumbnail

O penteado clássico pode ser feito em cabelos curtos, médios e longos, assim como nos lisos e cacheados. Foto: Alison Martins / Gazeta do Povo

Elegante e discreto, o coque banana se tornou um penteado clássico nos anos 60 ao enfeitar a cabeça da atriz Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo”. Até hoje, os cabelos torcidos para trás são a escolha ideal para quem quer transmitir um ar requintado e também impressionar tanto em ocasiões despojadas, como um passeio no fim de semana, quanto para compromissos mais formais.
Quem ensina o passo a passo do coque banana é a hair stylist Mahara Alberttoni, especializada em penteados vintage que vão do século 30 ao 70. Em seu canal no YouTube, ela dá dicas de como fazer outros clássicos eternizados por ícones como Brigitte Bardot, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.
O coque banana pode ser feito tanto em quem tem cabelos curtos quanto longos. O que vai mudar, de acordo com o comprimento dos fios, é o volume final do coque – quanto maior o cabelo, mais volumoso será o resultado. No caso de Mahara, que tem os cabelos curtos, o penteado ganhou um tom discreto.
Ela lembra também que o penteado vai bem com as madeixas lisas ou cacheadas. “No caso das cacheadas, a dica é não pentear nem desfiar os fios, e sim ir montando o penteado a partir das divisões explicadas no vídeo”, diz.
Segundo a expert, uma dica importante é não fazer com penteados com os fios recém-lavados. “O legal é fazer no dia seguinte da lavagem, no dia do bad hair. O penteado fica muito mais fácil de fazer quando o cabelo não está completamente limpo”, afirma. Quem tem cabelos oleosos e precisa lavar no dia, o segredo é passar bastante spray e logo em seguida desfiar um pouco com a ajuda do secador para dar mais volume.
A cabeleireira explica que quem não tem prática em fazer penteados em si mesma talvez tenha um pouco de dificuldade, mas nada que um pouco de prática não resolva. “Na primeira vez vai sair meio estranho, mas depois sai bonito. É o mesmo movimento que nós, mulheres, costumamos fazer ao prender os cabelos com piranha”, dá a dica.
Para um acabamento digno de salão de beleza, o penteado pode ser feito em até 15 minutos. Confira o passo a passo do coque banana no vídeo a seguir:
LEIA TAMBÉM