Moda e beleza

AFP

Na esteira anti-Trump, política toma conta das passarelas de Nova York

AFP
19/02/2017 13:19
Thumbnail

Vários estilistas levaram para a passarela mensagens de protesto contra o governo de Donald Trump de forma explícita ou sutil. Fotos: Reprodução Instagram.

A  Semana de Moda de Nova York terminou no fim de semana sem que os estilistas entrassem em acordo sobre que temporada apresentar, com o futuro das passarelas em perigo e uma indignação política evidente. Confira as principais tendências.

Política

No desfile da Public School teve protesto contra Trump.
No desfile da Public School teve protesto contra Trump.
Não houve como escapar do fantasma de Donald Trump. A elite cultural nova-iorquina está indignada com as primeiras semanas caóticas do novo governo e não se recuperou da derrota da democrata Hillary Clinton, muito admirada pela indústria da moda, na eleição presidencial. Public School parodiou os bonés de beisebol de Trump com a frase “Make America Great Again” (Faça a América grande de novo), Mara Hoffman abriu seu desfile com um manifesto dos organizadores da Marcha das Mulheres e o nepalês Prabal Gurung colocou em sua passarela modelos com camisetas de protesto.
Modelos com camisetas de protesto no desfile da Prabal Gurung.
Modelos com camisetas de protesto no desfile da Prabal Gurung.
Muitos usaram bandanas brancas pedindo tolerância, que os convidados do desfile da Calvin Klein receberam pelo correio. Também foram usadas pelas modelos da Tommy Hilfiger. Muitos estilistas, como a chilena María Cornejo, distribuíram grandes botons fúcsia em apoio à Planned Parenthood, associação de planejamento familiar que os republicanos querem deixar de financiar. O afro-colombiano-americano Edwing D’Angelo apresentou uma coleção toda em vermelho carmesim para enviar um “alerta vermelho” pela tempestuosa situação política do país.

Plus size

Ashley Graham rouba a cena no desfile da Michael Kors.
Ashley Graham rouba a cena no desfile da Michael Kors.
Após anos de queixas sobre a magreza das modelos e de que não refletiam a mulher real, várias modelos plus size desfilaram nas passarelas de Nova York. Ashley Graham – a primeira modelo plus size a aparecer na capa da revista Vogue – desfilou para Michael Kors, que na temporada passada teria dito que “logisticamente” não era possível colocar modelos mais voluptuosas nas passarelas. Prabal Gurung, que desenhou uma linha de roupas para a marca de tamanho grande Lane Bryant, teve Candice Huffine e Marquita Pring em seu desfile.