Moda e beleza

Da redação

Biquíni faz 70 anos e ganha exposição em Curitiba

Da redação
15/08/2016 10:00
Thumbnail

Modelos em exposição na mostra Bikini: Explosão dos anos 40 (Foto: João Borges/Divulgação PUCPR)

No ano em que o biquíni completa 70 anos, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove a exposição Bikini: Explosão dos anos 40. A mostra apresenta os principais modelos que fizeram a cabeça das mulheres e promoveram uma revolução nos costumes na época. Há uma exposição gráfica e painéis de fotos que mostram a história e evolução do biquíni, objetos de época e projeção de vídeo com oito fases que vão da década de 1940 até a atualidade.
Além disso, a retrospectiva conta com 16 modelos de biquíni, dois para cada década, confeccionados pelos estudantes do curso de Design de Moda da universidade. As peças são fruto de uma pesquisa histórica desenvolvida pelos alunos.
(Foto: João Borges/Divulgação PUCPR)
(Foto: João Borges/Divulgação PUCPR)
A professora do curso de Direito da PUCPR, Priscilla Placha Sá, diz que o advento do biquíni representa muito mais do que apenas a exposição do corpo feminino em locais públicos. “Pensar a questão do biquíni na história da mulher deve ir além da sexualização do corpo feminino. A conquista está no fato de a mulher poder mostrar que o corpo é dela e ter autonomia no uso de qualquer peça sobre seu corpo”, analisa.
Reabertura
A mostra marca a reabertura do espaço de exposição Centro Cultural PUCPR – Prédio Tribuna, antigo Hipódromo do Paraná. Durante a vigência da exposição de biquínis, o público poderá conferir também obras dos artistas paranaenses Guido Viaro, Theodoro de Bona e Luis Carlos Andrade Lima.
Serviço:
Exposição Bikini: Explosão dos anos 40
Data: de 10 de agosto a 27 de setembro
Horário: de segunda a sexta, das 09h às 18h
Ingressos: exposição aberta ao público, com entrada gratuita
Local: Centro Cultural PUCPR – Prédio Tribuna (Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho)
Informações: (41) 3271-2356 e (41) 3271-1645