Moda e beleza

Black Friday: como não se exceder e usar os descontos a seu favor

Marina Mori
23/11/2017 10:00
Thumbnail

Cena do filme "Delírios de Consumo de Becky Bloom", cuja personagem principal vive para as compras.

Não deixe a euforia tomar conta do seu bolso ao ver as letras garrafais e coloridas que pipocam por todos os lados durante a Black Friday:  embora seja difícil resistir aos descontos, muitas vezes vale questionar se aquela peça ou sapato que está com um preço imperdível vai mesmo ser versátil no seu armário. Afinal, é melhor segurar a vontade do que se encher de dívidas — e produtos desnecessários — quando a emoção passar. Mas como fazer isso?
“O essencial é não se deixar levar pelas placas vermelhas. É preciso sair do piloto automático”, afirma Carolina Caliman, da Assinatura de Estilo.  Em entrevista ao Viver Bem, a consultora de moda compartilhou cinco dicas importantes de como fazer as compras certas durante a temporada de promoções. Confira:
1. Regra do três. Analise se a peça ou acessório que você deseja comprar realmente combina com pelo menos três peças do seu guarda-roupa, e se poderá ser usada em três ocasiões diferentes (como no trabalho ou em um evento mais chique e em outras estações, como no verão e na primavera — a exemplo dos looks de Carolina, na foto abaixo). Se a resposta for sim, não hesite na aquisição.
2. Paciência é a alma do negócio. Muitas vezes, o item de desejo é aquele que você está namorando há meses mas ainda não teve coragem de comprar por causa do valor. Durante esses períodos de descontos, você poderá ter certeza de que o preço realmente baixou e então aproveitar a chance sem cair na pegadinha de “promoções imperdíveis”.
3. Lista de desejos. Antes de sair passando o cartão de crédito como se não houvesse amanhã, a dica de ouro é fazer uma lista do que você realmente precisa/quer comprar. A peça de desejo vai substituir alguma outra que já está velha? Talvez seja uma boa hora para fazer a troca.
4. Limite de gastos. Estipular um orçamento é muito importante para que você não passe do ponto. Aqui, vale predefinir um valor por peça ou escolher um montante para gastar com o que quiser. Assim você evita surpresas desagradáveis na próxima fatura do cartão.
5. Não deixe a conta bancária te enganar. Novembro é o mês em que o salário fica maior graças a uma parcela do 13º, mas não caia na tentação de sair comprando presentes para você e para toda a família. Nessa época também tem contas para serem pagas e, muitas vezes, férias. Ninguém quer começar o ano cheio de dívidas, né?
Escolha certa
O dinheiro está contado, mas, mesmo assim, está difícil de resistir às promoções? Aposte em um acessório. “É bem mais barato do que uma blusa nova e você consegue usar inúmeros looks”, recomenda a consultora de estilo. Neste caso, a dica é escolher os acessórios maiores, que se destacam na produção.
LEIA TAMBÉM