Moda e beleza

Bruna Bill

“Ame os seus cachos”: como estimular as meninas a gostarem do cabelo cacheado

Bruna Bill
07/11/2015 15:01
Thumbnail

Yasmin Keiner Qamar, de 4 anos, abusa das faixas coloridas, que dão a praticidade de um cabelo preso e destaca o charme dos cachos. Fotos: Rodrigo Sóppa / Gazeta do Povo

Valorizar os cabelos naturais nunca esteve tão em alta quanto agora. Cachos, ondas e até mesmo os fios brancos se tornaram um símbolo de afirmação e uma poderosa ferramenta para ajudar na autoestima de muitas mulheres. Essa valorização deve começar desde cedo, quando as crianças começam a moldar a imagem sobre si mesmas. “É importante estar bem com você mesmo, com sua aparência e sua autoestima. Se sentir bem faz de você uma pessoa mais tranquila e mais feliz”, afirma Mabel Cymbaluk, assistente psicopedagógica do ensino fundamental do Colégio Paranaense.
A pequena Yasmin Kleiner Qmar, de 4 anos, adora seus cachos e seu cabelo curto. Ela se diverte bagunçando os fios e abusando dos acessórios coloridos para chamar a atenção. A mãe coruja faz questão de deixa-la à vontade com o cabelo. “Acredito que a principal fonte de autoestima está dentro de casa. O tempo todo eu falo para ela como o cabelo dela é lindo e que ela precisa ser ela mesma, em qualquer ocasião”, conta Betina Kleiner Qmar.
“Houve ocasiões em que algum coleguinha da escola fez um comentário mais maldoso, ou sobre o cabelo crespo ou sobre ela não parecer uma menina. Ela fica muito chateada e eu também, claro, mas sempre busco deixar claro que ela é linda de qualquer forma, não importa o que outras pessoas achem”, desabafa a mãe.
As presilhas são acessórios fáceis e práticos, além de não deixarem os cachos amassados
As presilhas são acessórios fáceis e práticos, além de não deixarem os cachos amassados
Hidratação
Quem cuida dos cachos da Yaya é o cabeleireiro Fábio Ramos, do salão Expert Cabral. “Mais e mais pessoas estão buscando aceitar o cabelo natural. Isso é ótimo. Como o fio cacheado geralmente é um pouco mais ressecado, ele exige alguns cuidados especiais, mas nada muito complicado”, afirma.
Ele indica deixa-los secar naturalmente e usar uma máscara hidratante uma vez na semana. Pentear com os próprios dedos e um pouco de modelador é suficiente para renovar o aspecto depois de acordar.
Para valorizar ainda mais os cachos, Yaya tem uma enorme coleção de faixas, laços e presilhas coloridas. Além de deixar o visual mais colorido e chamar a atenção, eles dão ainda mais praticidade e possibilitam mudar o penteado sem muito esforço. “Se os cachos ficarem um pouco amassados, é só aplicar mais um pouco de modelador e pentear com os dedos, super prático”, indica Fábio.
SAIBA MAIS
Confira as dicas para cuidar dos cachos de crianças:
• Evite secar o cabelo com o secador, que ressaca ainda mais os cachos. Se for inevitável, principalmente nos dias mais frios, use o difusor.
• Pentes com dentes largos são os mais indicados para não perder o formato dos cachos ao penteá-los durante o banho. Em cabelos curtos e já secos, pentear com os dedos já é suficiente.