Moda e beleza

Redação

Polêmica, calça cargo está de volta: veja como usar o modelo militar no dia a dia

Redação
17/10/2018 17:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Quando as irmãs Kardashian vestem algo diferente e postam no Instagram, mal dá tempo de conferir outras fotos no feed para que a peça se torne o must-have do momento. A tendência mais recente divulgada pelas influencers, que juntas somam 212,4 milhões de seguidores, é um hit direto dos anos 90: a calça cargo. Kendall e Kylie Jenner, irmãs da empresária Kim Kardashian, aderiram à calça estilo militar, caracterizada pelos bolsos laterais, em diversas ocasiões recentemente.
O resultado foi instantâneo. Nos últimos dois meses, o site Edited, que analisa buscas das maiores marcas de roupas, notificou um aumento de 266% na procura pela peça. Segundo a stylist Renata Bonvino, a volta da calça cargo também é um reflexo de como a moda tem se tornado mais confortável a cada dia. “A peça vem reformulada com ares sport chic. Para compor looks mais descontraídos, é interessante para modernizar o visual e ainda ter conforto, o que é fundamental para a mulher contemporânea”, afirma.
Kendall Jenner apostou na versão jeans da calça cargo durante a última NYFW. Foto: Reprodução / Pinterest
Kendall Jenner apostou na versão jeans da calça cargo durante a última NYFW. Foto: Reprodução / Pinterest

História da calça cargo

A roupa foi criada inicialmente para os militares durante a década de 40 e ganhou destaque pelos exércitos britânico e norte-americano. Os bolsos cargo tinham função utilitária de carregar munição e, assim, facilitar a movimentação dos soldados. O modelo também fez sucesso entre os trabalhadores da construção civil até cair nas graças da moda, principalmente nos anos 90 e 2000.
A modelo também usou o modelo combinado a uma blusa cropped estilo top. Foto: Reprodução / Pinterest
A modelo também usou o modelo combinado a uma blusa cropped estilo top. Foto: Reprodução / Pinterest

Dicas de styling

Para evitar que a produção fique muito militar, a dica é mesclar a peça com acessórios em tons vibrantes e descontraídos, como tops e blusas cropped coloridas. A modelagem repaginada ajuda na combinação; ao contrário dos anos 2000, a cintura da calça chega um pouco mais alta.
“Na releitura das calças cargo, elas são confeccionadas em novos materiais e cores, com uma estética para quebrar o visual caricato. Mas é bacana compor com peças de tecidos e estilos diferentes, como, por exemplo, uma blusa de seda”, sugere Bonvino.

Looks com calça cargo

Fotos: Reprodução / Pinterest
Fotos: Reprodução / Pinterest
LEIA TAMBÉM