Moda e beleza

Alexandre Mansur, cirurgião p

Cirurgia plástica não é receita de bolo

Alexandre Mansur, cirurgião p
09/06/2013 03:03
Com a estabilidade econômica do país, a ascensão das mulheres no mercado de trabalho e o aumento da renda salarial média da população, o acesso à cirurgia plástica hoje está muito mais fácil. Entretanto, junto com essa facilidade veio também uma banalização da cirurgia plástica, seja pela sociedade ou pela mídia. Cirurgia plástica é um procedimento médico sério que lida com a estética, mas também com a saúde e o estado psicológico do paciente.
Infelizmente, atualmente ela é tratada como produto de prateleira, em que o consumidor compara marcas, preços e encontra em qualquer esquina. O mercado está cheio de profissionais cobrindo ofertas e colocando próteses de mama sem serem especialistas e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. É preciso ficar atento, pesquisar sobre o médico com quem deseja operar e desconfiar de custos abaixo da média do mercado.
Cirurgia plástica é algo muito individual e personalizado, não pode e não deve ser tratada como receita de bolo. O que é bom para o corpo de uma pessoa, não é necessariamente bom para o de outra. Geralmente, as mulheres veem o resultado de uma colega que colocou prótese de mama e chegam ao consultório médico pedindo o mesmo tamanho de silicone. A escolha da prótese ideal para cada pessoa deve ser feita pelo médico junto à paciente, pois deve respeitar medidas do tórax, formato e tamanho da mama, além da espessura de pele.
Cada corpo é muito particular e isso deve ser levado em consideração na hora de operar para não comprometer a saúde do paciente. Não existe uma fórmula mágica para transformar alguém no ideal de beleza que deseja. A cirurgia plástica serve para melhorar o contorno facial ou corporal e não para modificar as características físicas das pessoas. Existem aspectos possíveis de corrigir com a intervenção cirúrgica, mas também limitações para que o resultado estético seja belo, porém natural. As variáveis dependem conforme o caso. Dentro da cirurgia plástica, existe uma série de procedimentos e um bom especialista saberá definir o que é mais indicado para seus pacientes.
Para uma cirurgia plástica segura e de sucesso, tudo começa na escolha de um médico especialista na área e que transmita confiança. A relação médico-paciente deve ser transparente e de muito diálogo, a fim de sanar todas as dúvidas que possam surgir. A cirurgia plástica interfere na autoestima das pessoas, as deixam mais seguras de si para encarar o mundo e os outros. Porém, um corpo bonito e um rosto jovem não trazem a verdadeira felicidade. Esta vem de dentro de nós.
*Alexandre Mansur é cirurgião plástico, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica desde 2006. Pós-graduado em Cirurgia Plástica Pós Emagrecimento, também é especialista na área de atuação de cirurgia crânio-maxilo-facial.