Moda e beleza

Bruna Covacci

Como surgem as tendências de moda?

Bruna Covacci
19/08/2016 22:00
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“Tá na moda”. “É tendência”. “É cool”. As roupas mais usadas em cada temporada carregam muita informação e um retrato da sociedade de maneira discreta. E como elas surgem? É com isso, e com traduzir as tendências internacionais ao estilo brasileiro, que a parnanguara, Maria Gabriela Araujo, 32 anos, trabalha. Formada em Design de Produto ela se especializou em moda na Itália, onde passou a se dedicar a pesquisa de tendências de moda e se tornou especializada em consultoria para serviços empresariais, em Milão. Assim, ganha a vida traduzindo as tendências internacionais para a moda brasileira.
“Nós analisamos o que acontece na Europa. Observamos como a sociedade está se movimentando, o que os influencers estão fazendo, o que as passarelas estão mostrando e o que as pessoas estão fazendo na internet para entender o que é ou o que vai virar tendência”, explica. Para traduzir o movimento europeu para a realidade brasileira, ela explica que é preciso pensar como vive o brasileiro neste momento e o que ele deseja. “Não significa que o que é tendência na Europa vai pegar no Brasil”, explica. Para ela, o brasileiro ainda segue muito a moda que vem de fora, mas é mais sensual que o europeu. “As tendências sempre ganham um toque a mais ao chegar ao Brasil”, diz.
Inverno
Segundo Maria Gabriela, o gender bender, que já apareceu nas passarelas nacionais é o grande destaque deste ano. “É onde a mulher perde um pouco a identidade feminina e se torna um pouco masculina. Certamente, na próxima estação vão usar calças de alfaiataria, blazers com cortes mais masculinos, coturnos, macacões que lembram macacões de operários e jaquetão estilo militar”, explica. O estilo retrô romântico, o glamour dos anos 1980 e o conforto também são apostas da especialista.
Bottega Veneta Milão Inverno 2016.
Bottega Veneta Milão Inverno 2016.
Chloé Paris Inverno 2016.
Chloé Paris Inverno 2016.
Gucci Milão Inverno 2016.
Gucci Milão Inverno 2016.
Michael Kors Nova Iorque Inverno 2016.
Michael Kors Nova Iorque Inverno 2016.
Alexander Wang Paris Inverno 2016.
Alexander Wang Paris Inverno 2016.
Como surgem as tendências?
A primeira delas é a etapa inovadora “tastemaker”, ou seja, quando ela desponta, mesmo que lentamente. As tendências podem nascer por influência de um filme ou livro, por exemplo. A segunda, “early adopter”, trata do início da dissipação, quando algumas poucas pessoas começam a adotar. A terceira é chamada “trend setter” e se refere à disseminação da tendência. E, por fim, a etapa “mainstream”, quando a tendência está totalmente espalhada.