Moda e beleza

Katia Michelle

Conheça cinco tendências e cuidados para a barba

Katia Michelle
21/09/2016 20:00
Thumbnail

Transplante de barba: encorpar o rosto pode custar de R$ 38 a 45 mil (Foto: Bigstock)

Nada de deixar a barba “por fazer”. Até essa conhecida tendência precisa de cuidados especiais. Não é por acaso o boom de barbearias especializadas e o número cada vez maior de homens que adotam as barbas como complemento do visual. Compridas, cerradas, acompanhando o corte do cabelo (ou a ausência dele) ou as costeletas, as barbas merecem atenção, tanto quanto os cabelos, já que são uma verdadeira moldura para o rosto dos homens.
A barba já foi sinônimo de status, usada para diferenciar as classes sociais. Quanto maior a barba, maior eram as posses do homem. Hoje, não há regras. “Não é necessário se ater a estereótipos. O tamanho e o formato da barba dependem do estilo de cada um”, diz Daniel Meurer, proprietário da Barbearia Vip, em Curitiba.
Independente do formato, porém, é imprescindível dedicar alguns cuidados. “Nem todos os fios crescem da mesma maneira e com a mesma velocidade, então é importante que a barba seja feita a cada 15 dias, para manter o formato. Mesmo aquelas barbas chamadas de `por fazer´ precisam de cuidados”, ensina Daniel.
Ele salienta que  existe no mercado uma série de cosméticos dedicados à barba, como cremes e shampoos, que valem a pena ser usados para garantir os cuidados e, claro, a beleza do homem. Veja algumas tendências que estão sendo utilizadas:
1 – Stubble Beard
Esse tipo de barba é usada bem rente ao rosto e é ideal para quem o rosto quadrado ou mais angulado. Pede manutenção e cuidados, assim como o “desenho” de um profissional.
2 – Barba cheia ou espartana
Uma referência ao s guerreiros da Grécia antiga, a barba espartana ou cheia deixa o visual bem marcante. Mas não se engane: precisa de cuidados e deve ser mantida sempre aparada, para não dar aquela aparência de “porco espinho”.
3 – Barba cerrada
Semelhante a Stubble Beard, mas um pouco mais cheia, esse tipo de barba já foi atribuída ao visual mais hipster. Como disse o especialista Daniel Meurer, porém, “sem estereótipos”
LEIA TAMBÉM
4 – Short Boxed Beard
Escolha perfeita para quem prefere uma barba mais alinhada, mais formal. A Short Boxed Beard é próxima a uma barba cheia, porém é mais desenhada e possui linhas marcadas na região da bochecha (maçã do rosto) e o pescoço limpo. O bigode também deve ser muito bem aparado para complementar o visual.
5 – Faded Beard:
O “faded” ganha espaço na barba, principalmente mesclando com o próprio cabelo. O estilo se caracteriza pelo volume bem baixo (quase zero) na região da costeleta, crescendo em direção às outras regiões do rosto. (Fotos: Bigstock)