Moda e beleza

Bruna Covacci

Roupas que você tem que investir se for garimpar nas liquidações

Bruna Covacci
01/01/2016 22:00
Thumbnail

As lojas estão disputando a preferência dos consumidores com suas liquidações, mas a prioridade deve ser pagar as contas e quitar dívidas. Foto: Daniel Dereveck/Arquivo Gazeta do Povo

O mês de janeiro abriu oficialmente a temporada de liquidações em Curitiba. Bastou virar o ano para começarem as promoções e descontos que podem chegar a até 70%. Como resistir ao preço baixo? Muita calma nessa hora! A empolgação pode ser sua inimiga na hora de escolher as peças que você vai levar para casa. Além da sugestão de apostar em peças básicas como os vestidos pretos e as camisas brancas ou jeans, a dica é abusar da tendência “gender bender” (além do gênero, em tradução livre).
Pretinho: peça eterna. Fotos: Ze Takahashi/ Agência Fotosite
Pretinho: peça eterna. Fotos: Ze Takahashi/ Agência Fotosite
A produtora de moda Hellen Albuquerque explica que o conceito do movimento é simples: roupas são simplesmente roupas, não existe distinção entre os sexos. Para entrar na onda e aproveitar a liquidação, Hellen afirma que o primeiro passo é pensar no corte e na modelagem da peça. “O gender bender aparece muito na alfaiataria e traz silhuetas mais retas. Peças assim se tornam curingas, fáceis de combinar com o que já temos e por serem clássicas não se perdem nas próximas tendências e estações”, explica.
Jeans: vai bem com tudo
Jeans: vai bem com tudo
E as peças chave? Camisas de tecidos e padronagens diversas, como as jeans, de linho, de seda ou de flanela podem ser usadas por homens e mulheres. Calças mais retas e camisetas mais larguinhas também. Outro ponto a ser observado é a qualidade das peças. “Olhe a composição, verifique se ela é durável e se as costuras são firmes”, indica.
Cuidados
A diretora do Procon-PR Claudia Silvano lembra que a palavra liquidação é tentadora, mas há cuidados. “Não se deve deixar levar pela empolgação. Além da necessidade, o consumidor precisa avaliar se dispõe do valor suficiente para adquirir os itens”, conta. Para ela, o início do ano não é uma boa época para fazer dívidas, já que é um período de tributos, novas despesas com escola, material escolar, etc. “Um financiamento que você não pode pagar pode te tornar inadimplente, fazer você pagar juros e ficar endividado”, diz.
Alfaiataria: sem erro.<br>
Alfaiataria: sem erro.<br>
Sobre as condições de troca ela lembra que se o produto não apresentar defeitos ela não é obrigatória. “O consumidor precisa questionar o vendedor na hora da compra: se houver direito a troca, essa informação deve ser registrada. Exija isso por escrito”, aconselha. Algumas lojas exigem a etiqueta afixada, embalagem e a nota fiscal para a troca, entre outros. “Se você está comprando roupas sempre prove antes de levar”, acrescenta.