Moda e beleza

Marina Mori

5 dicas para aproveitar cosméticos e maquiagens até o fim

Marina Mori
18/10/2018 11:32
Thumbnail

Foto: Raphael Lovaski/Unsplash

Prolongar a vida útil de cosméticos e maquiagens é sempre um bom negócio. E, ao contrário do que possa parecer, não significa restringir aquela base às ocasiões especiais. Com algumas dicas fáceis, é possível usá-la todos os dias e fazer com que dure muito mais na embalagem. O Viver Bem conversou com duas especialistas no assunto – a maquiadora Kelly Araújo, do Atelliê Beauté Art, e a makeup artist especializada em efeitos especiais, Gisele Braga – para te ajudar nesta missão. Confira seus segredos:

1 – Hidratante se aplica na pele úmida

“A pele úmida absorve melhor todo e qualquer tipo de produto que a gente aplica”, explica Gisele. Ela segue a dica todos os dias no próprio corpo e também em suas clientes desde que ouviu a recomendação de vários dermatologistas.
Além da melhor absorção, a prática prolonga consideravelmente a durabilidade dos produtos. Faça o teste na próxima make: lave o rosto e retire apenas o excesso de água (ou borrife-o com água termal). Depois, aplique metade da quantidade de hidratante que você costuma usar. “É uma economia imensa”, garante a maquiadora.
Ela sugere uma dica extra para quem tem pele excessivamente oleosa. “É legal umedecer o rosto com uma pedrinha de gelo, porque ele funciona como vasoconstritor, fechando os poros”.

2 – Confie no diluidor de maquiagem

O produto é um coringa. Além de tornar resistentes à água vários produtos da make, aumenta sua durabilidade na embalagem. “Eu uso ele em todos os atendimentos. Vale tanto para produtos mais pigmentados quanto para deixar a base mais fluida e fazer com que ela renda mais”, explica Gisele. O mesmo vale para delineadores em gel e máscaras de cílios.
Porém, é preciso atenção em relação à compatibilidade. A maioria dos diluidores tem como principal ingrediente o silicone e as bases são compostas geralmente por água. “Eles não são compatíveis, não se misturam. Então tem que conferir no rótulo da embalagem antes de combinar os dois”, alerta a maquiadora.
Uma alternativa, segundo a especialista, é borrifar um pouco de água mineral na base. Isso vai fazer com que seja preciso utilizar menos produto e ainda tornar a cobertura mais leve.

3 – Não tenha medo de cortar embalagens

Tem certeza que a base ou o corretivo acabaram mesmo? Produtos que vêm em bisnagas plásticas tendem a se acumular na embalagem e ficam “presos” quando não há quantidade suficiente para ser pressionada.
Para aproveitá-los até a última gota, pegue uma tesoura e corte um bom pedaço da embalagem. Voilà. Depois de usar o produto, não esqueça de vedar bem a abertura para evitar contaminações, alerta Kelly.

4 – Corretivo + hidratante = base

A base acabou de vez e só resta um corretivo cremoso no kit de maquiagem. O que você faz? A dica de Kelly é misturar algumas gotas do produto com um pouquinho de hidratante facial e cria sua própria cobertura. “Em geral, produtos de qualidade podem ser aplicados no rosto inteiro, sem problemas”, explica Gisele.

5 – Batons novos (ou… a união salva a make)

Os restos de um batom pode significar o surgimento de outro inédito. Quando não for mais possível deslizar a bala pigmentada nos lábios, use um utensílio de metal para misturar o que sobrou do produto com outro. “Essa misturinha dá novas possibilidades de tons”, garante Kelly.
LEIA TAMBÉM