Moda e beleza

Marina Mori

Figurinista de novelas, Dudu Bertholini organiza desfile gratuito em Curitiba

Marina Mori
19/03/2018 16:00
Thumbnail

Além de trabalhar como consultor de moda e figurinista de novelas, o estilista também licencia produtos em seu nome, como roupas, acessórios e até materiais de papelaria. Foto: Divulgação

Dudu Bertholini está prestes a contagiar Curitiba com sua exuberância e reflexões sobre a moda. O estilista e consultor, que assina figurinos para novelas e programas de televisão, será um dos destaques da 6ª edição da Party at the Mall, realizada pelo ParkShopping Barigüi nos próximos dias 21 e 22 de março. Além de promover um bate-papo sobre a moda curitibana, o paulistano editará um desfile com diversas marcas do shopping.
“Fico muito feliz por participar de um evento como esse, que cria uma interlocução direta com o consumidor”, disse ele em entrevista exclusiva ao Viver Bem. Para Dudu, que tem um vínculo afetivo com a cidade desde pequeno, a moda curitibana tem seguido a tendência mundial de romper com os bairrismos.
“Cada região do Brasil tem uma característica muito particular. No sul, existe a ideia de que a moda pode ser mais conservadora, mas eu não acredito mais nisso”. Segundo ele, as novas gerações são as responsáveis por criar uma moda disruptiva. “É claro que é preciso enaltecer as características de um local, mas não rotular”, explica.
“Tudo pode”
Este tem que ser o mantra da moda do século 21, segundo Dudu, que também trabalha como coordenador da graduação de moda do Instituo Europeu de Design (IED). Ninguém deve proibir ninguém de usar uma roupa porque ela “não combina com seu tipo de corpo”.
É hora de quebrar antigos paradigmas. “A grande beleza da moda é quebrar padrões. Ela deve ajudar as pessoas a gostarem do seu peso, do seu corpo. Qualquer moda que diga que você não é bonito, não vale mais”, diz o estilista.
"A revolução da moda deve ser afetiva", diz Dudu Bertholini. Foto: Divulgação
"A revolução da moda deve ser afetiva", diz Dudu Bertholini. Foto: Divulgação
Mais amor, por favor
O consumidor tem uma participação cada vez maior nos processos da moda. Como consequência, é natural que a valorização do artesão, do trabalho manual e exclusivo, ganhe força, afirma Dudu. “Quem faz as minhas roupas? Essa é uma pergunta que pauta todos hoje em dia. É o momento de enaltecer o artesanal e colocá-lo em sintonia com as pessoas. Este é um mundo consciente e sustentável”.
Para que isso aconteça, o consumo deve ser sinônimo de afeto. “A revolução pela qual estamos passando é afetiva. O lucro a qualquer custo já não faz mais ninguém feliz. Queremos que as pessoas tenham mais carinho com o que compram para que tenham mais consciência”, defende o estilista.
Party at the Mall
No ano em que completa 15 anos, o ParkShoppingBarigüi traz a Curitiba outros convidados especiais, além de Dudu Berholini, como o jornalista Bruno Astuto, o maquiador Carlos Carrasco, queridinho de Gisele Bündchen, e o produtor de moda Reginaldo Fonseca. Os especialistas comentarão desfiles, darão palestras e conduzirão bate-papo com quem faz moda em Curitiba.
O evento é aberto ao público.
Serviço
LEIA TAMBÉM