Moda e beleza

Formação e muita ação na moda em Londrina

Larissa Jedyn
06/10/2012 10:13
Começamos os trabalhos na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde foi conhecer o departamento de Design de Moda. A universidade atualmente forma 30 alunos por ano. Eles saem prontos para atuar no mercado. Apesar de ser bacharelado e não um curso técnico, os profissionais saem muito preparados na parte prática da moda (corte, costura, modelagem, desenvolvimento de estampas), que representa 70% da grade do curso, enquanto que as disciplinas teórias representam 30%. A maior parte dos formandos acaba trabalhando na região.
Depois de lá, mais “aula prática”. Só que desta vez na Puramania, cuja sede fica em Londrina. A marca é de Chebli Nabahn Junior, filho do pioneiro da moda e do sistema atacadista de Cianorte. De estilo jovem e descontraído, a Puramania é bem forte no jeanswear, mas também trabalha uma linha de malharia bem moderna e hoje investe também em linhas infantis e de acessórios. A marca está presente no Brasil inteiro por meio de lojas próprias e em multimarcas.
E a última parada do dia foi uma visita à fábrica e à loja da Mulher Elástica. A grife de fashion fitness foi uma evolução do trabalho de conclusão de curso de Tatiana La Pastina Krzyzanowski.
Ela desenvolveu uma marca de sportwear com forte apelo de moda: tecidos tecnológicos, recortes capazes de valorizar o corpo feminino, muitas cores e até roupa que pode ir da academia para a rua e, por que não, esticar até a balada. A marca está presente em lojas de Londrina e São Paulo, além de multimarcas pelo país, e hoje veste muito artista de televisão por aí…
Danielle Winits, por exemplo, veste Mulher Elástica no figurino da “Malhação”.