Moda e beleza

Pérola

Bruna Bill
07/11/2013 14:17
Localizada a cerca de 50 quilômetros de Umuarama, a pequena Pérola tem cerca de 12 mil habitantes e viu sua história mudar há dez anos com a visão empreendedora de Cleberson Poloto, fundador do que hoje é o Grupo Oppnus, especializado em moda jeans. Ele cresceu vendo a família trabalhar em pequenas facções de Pérola e logo viu a oportunidade de lançar seu próprio negócio. A empresa que começou produzindo 700 peças ao mês, hoje conta com seis marcas dentro do grupo (Oppnus, All Denim, Caccau, República Mix, Em­­pório e Jeans.Com) e a produção passa de 1,3 milhão de peças por mês, gerando mais de 15 mil empregos diretos e indiretos.
“Investimos em qualidade com um bom preço e uma variedade grande de produtos. Com a velocidade das vendas, hoje eu chego a aprovar 200 modelos diferentes por semana”, conta Paula Assunção, esposa de Cle­berson e diretora de criação do grupo. Cada marca tem sua própria identidade, mas buscamos diferenciá-las pelo valor agregado, com mais ou menos acessórios e outros detalhes. Temos desde grifes sofisticadas às que atendem o mercado evangélico e também jovens senhoras”, conta Paula.
As peças jeans – entre calças, shorts, bermudas, saias e macacões – criadas pelo grupo passam longe do básico, repletos de detalhes em strass, animal print, desfiados e muitos cintos, também ricos em detalhes e texturas (80% são femininos). Com o tamanho da produção, muitas outras pequenas empresas, que funcionam em barracões ou mesmo casas de madeira, também fazem parte do enorme processo produtivo do Grupo Oppnus.
Os cintos, por exemplo, são criados pela equipe da empresa terceirizada D. Mix, que desenvolve cerca de 20 modelos diferentes todos os dias e fabrica mais de 70 mil peças por mês.
Em uma pequena casa de madeira próxima ao escritório da D. Mix, conhecemos Dalva Maria Guimarães, que coordena uma equipe de 10 pessoas, entre jovens, mulheres e pessoas com mais idade, que fabricam os cintos em couro para o grupo Oppnus e também outros clientes. As tiras em couro, de tamanhos e cores diferentes chegam aos maços e são furadas, costuradas e recebem rebites, tachas e fivelas, enfeitadas cuidadosamente com pequenas peças em strass, dando o acabamento final e totalmente artesanal às peças em jeans.
O Grupo Oppnus ainda é responsável pela gestão de cinco shoppings atacadistas: o Master Shopping e o Dallas Personalité, em Cianorte; o Shopping Portal e o Pérola Park, em Maringá; e o Master Shopping Ata­cadista, em Brusque (SC).