Moda e beleza

Marina Mori

Garimpo Viver Bem: como usar shampoo em barra; veja 5 opções a partir de R$ 20

Marina Mori
18/09/2018 07:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Livres de ingredientes químicos nocivos aos fios e ao meio ambiente, segundo os movimentos de No e Low Poo, as alternativas de shampoos sólidos em barra têm ganhado cada vez mais espaço entre os cosméticos.

Como usar

Como os shampoos naturais não contêm os agentes químicos que limpam os fios de uma forma agressiva, pode ser difícil se adaptar nas primeiras semanas. A blogueira Cristal Muniz, idealizadora do projeto Um Ano Sem Lixo, compartilhou algumas questões sobre a experiência.
O primeiro passo para usar o shampoo sólido, segundo ela, é parar de usar condicionadores tradicionais, que são produzidos com ingredientes que se acumulam nos fios, como os parabenos. A alternativa a eles é o vinagre de maçã orgânico, que ajuda a fechar as cutículas.
A marca Lá do Mato Você sugere misturar uma colher de sopa para cada 200 ml de água. Não é preciso se preocupar com o aroma: os fios não ficam com cheiro de vinagre.

Shampoo sólido dura mais?

Dependendo da forma como é usado e armazenado, uma barra de aproximadamente 130 gramas pode durar até dois meses para alguém que tem cabelos médios e os lava a cada dois dias. O shampoo sólido de 100 gramas da marca orgânica Cativa, por exemplo, pode render até 40 lavagens, o equivalente a 350 ml do shampoo líquido.
Existem alguns truques para fazer com que o shampoo dure mais. O primeiro é cortar a barra ao meio ou em mais partes; a segunda é sempre manter a barra seca após o uso. A bucha vegetal ajuda bastante nesta missão, mas ele vai durar ainda mais se for guardado fora do box.
Confira abaixo uma lista de 5 shampoos sólidos que merecem ser testados:

Graviola e capim limão

Formulado para uma limpeza suave e condicionante, o shampoo sólido da Trópica Botânica é indicado para cabelos secos e cacheados. Sua composição com óleo de oliva extravirgem e o raro óleo de graviola é rica em ômega 6 e 9, que proporciona espuma cremosa e leve.
Os óleos essenciais de capim-limão e limão-siciliano estimulam a microcirculação do couro cabeludo e dão brilho e suavidade aos fios.

Pitanga orgânica

A frutinha vermelha é a protagonista do shampoo sólido da Cativa. Segundo a marca, a pitanga tem propriedades remineralizantes, hidratantes e antioxidantes. Além de controlar a oleosidade do couro cabeludo, o produto ajuda no fortalecimento dos fios.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cacau e karité

Indicado para cabelos normais a secos, o shampoo sólido da marca Lá do Mato é feito com um extrato natural de sálvia, alecrim e lavanda que demora 60 dias para ficar pronto. O resultado é um produto que ajuda no fortalecimento e no crescimento do fio.
Os shampoos vêm embalados em um saquinho de algodão.

Algas marinhas

O Seaweed é produzido pela Relax Saboaria e é indicado para cabelos oleosos. A fórmula é composta por óleo de coco de babaçu, citrus, argila azul, extrato de algas marinhas, óleo vegetal de abacate, menta desidratada e vitamina E. O resultado é um shampoo sólido que controla a oleosidade enquanto proporciona brilho e maciez aos fios.
Não contém ativos de origem animal, parabenos e lauril sulfato de sódio, conservantes ou corantes. A marca alerta que, por se tratar de um produto artesanal, a cor do produto pode variar de acordo com o lote.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para usar de vez em quando

Da Lola Cosmetics, marca conhecida por produzir cosméticos sem aditivos químicos ou ingredientes de origem animal. O shampoo sólido da linha Morte Súbita tem como principais ativos os extratos de aloe vera, camomila, chá verde e flor de arnica. Tem textura granulosa para promover uma esfoliação suave do couro cabeludo.
O produto é indicado para quem quer fazer uma limpeza profunda dos fios. Ajuda especialmente nos casos de cabelos danificados, quimicamente tratados e quem tem couro cabeludo sensível. Deve ser usado quinzenalmente.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM