Moda e beleza

Redação

Maquiadora turca posta tutorial de make de “escrava” e gera revolta

Redação
25/09/2017 17:44
Thumbnail

A maquiadora foi acusada de racismo e de apropriação cultural pelos seguidores por usar a hashtag "escrava". Foto: Reprodução Instagram

Uma maquiadora turca casou revolta nas redes sociais ao postar um tutorial de make “inspirado” na beleza negra e publicar o resultado com a hashtag #slave (escravo(a), em português). Sob a conta @percemakin (na qual ela afirma ser vencedora do prêmio da conhecida marca de maquiagem NYX PM FaceAwards da Turquia em 2017), ela aplicou base escura para transformar a pele branca em negra e fez uma cicatriz vertical abaixo dos olhos, remetendo às violências sofridas pelos escravos.
“Cor e dor”, escreveu ela na legenda. Em seguida, passou a descrever quais produtos utilizou para a transformação – sugerida como fantasia para o Halloween deste ano.
Como muitas pessoas costumam adicionar hashtags às fotos para aumentar o alcance do público, a foto da maquiadora também continha algumas comuns ao meio da beleza, como #makeup, #makeupartist #vlogger #facepaint. O que revoltou seus seguidores foi a presença da palavra “escrava”.
“Isso é muito ofensivo! É perturbador”, escreveu uma internauta. “Não apoie percemakin no Instagram porque ela acha que pintar o rosto de negro e usar a hashtag ‘escrava’ é okay”, publicou outra pessoa.
A maquiadora Percem Akin em um de seus vídeos no YouTube. Foto: Reprodução YouTube.
A maquiadora Percem Akin em um de seus vídeos no YouTube. Foto: Reprodução YouTube.
Assim que muitos dos seus 3.332 seguidores começaram a questionar o porquê da postagem e da escolha do tema, a maquiadora deletou a hashtag e alterou a conta de seu Instagram para modo privado. Ela também retirou o vídeo do YouTube.
LEIA TAMBÉM