Moda e beleza

Redação

Marca usa suástica nazista em estampas de camisetas; veja o vídeo

Redação
08/08/2017 19:22
Thumbnail

Marca de design tenta criar novo significado à suástica, associando a imagem a palavras de Paz, Amor e Liberdade (Foto: reprodução Facebook)

Celebrar a liberdade, explorar e empurrar os limites são os slogans da marca de roupas KA design, empresa que gerou polêmica ao vender peças com a suástica nazista estampada em camisetas e moletons.
A justificativa da marca, de acordo com a publicação nas redes sociais da empresa,  é que a suástica teria mais de 5 mil anos e seria um símbolo de paz, amor, sorte, infinito e vida, embora um dia tenha sido o símbolo de maior referência ao nazismo – que remete ao ódio, medo, guerra, racismo e poder.
“Eles [nazistas] estigmatizaram a suástica para sempre. Eles venceram, eles limitaram a nossa liberdade. Ou talvez não? A suástica está voltando, ao lado da Paz, Amor, Respeito, Liberdade” – reforça a marca em um vídeo publicado no Facebook da empresa.
Nos comentários do vídeo compartilhado em meados de julho, muitos criticaram a marca, alegando que as consequências do nazismo e do Holocausto continuam muito presentes nas sociedades e tentar trazer um novo significado a esse símbolo seria precipitado.
“Extremamente desconfortável, perturbador e desrespeitoso às milhões de almas que morreram nas mãos de quem usava esse símbolo como adereço”, diz um dos comentários. “É engraçado como eles estão tentando não ofender ninguém, mas ao mesmo tempo estão ofendendo todo mundo”, reforça outro. “Você sabe como consertar símbolo de genocídio? Arco-íris”, aponta outro comentário, lembrando que o símbolo nazista foi posto misturado às cores do arco-íris.
Na página da rede social a marca não divulga os valores das peças, mas em um site de crowdfunding que a empresa divulga na página oficial indica o valor de US$ 18 (R$ 56) para as camisetas. As peças com o símbolo da suástica não foram divulgadas nesse site, apenas outras da mesma coleção.
LEIA TAMBÉM