Moda e beleza

Marina Mori

Quatro dicas para potencializar a rotina de beleza além do uso de cosméticos

Marina Mori
24/02/2018 08:00
Thumbnail

Nem só de cremes vive uma pele perfeita. A nutrição começa de dentro para fora. Foto: Noah Buscher / Unsplash

Não há rotina de beleza que funcione quando o corpo não está saudável. Por mais que todos os cosméticos do mundo queiram te convencer de que são infalíveis, uma pele bonita é o reflexo de um organismo equilibrado. Quer um exemplo? Imagine uma planta linda, digna de cliques e likes no Instagram. Suas folhas são viçosas e brilhantes graças a todos os nutrientes que absorvem da terra, por mais que você não possa vê-la dentro do vaso de concreto que a protege.
Se, de uma hora para outra, esta planta parar de receber água e sol na medida certa, é uma questão de tempo até que suas folhas percam o brilho. Com o nosso corpo acontece mais ou menos o mesmo. “Nosso organismo é muito sábio e muitas vezes a pele dá sinais que não podem ser ignorados”, explica a dermatologista da SBD-PR, Camila Scharf.
Ressecamento, manchas, alergias, espinhas. “Estes são todos sintomas que indicam que o metabolismo pode estar desequilibrado. Quando a saúde melhora, a pele melhora”, diz a médica Maitê H. César, que trabalha com saúde preventiva e integrativa.
Por isso, nem só de cremes e séruns faciais se mantém um rosto com textura de pêssego. A seguir, as especialistas dão dicas de como impulsionar sua rotina de beleza com cuidados que vão muito além dos produtos aplicados na pele. O segredo está no equilíbrio. Depois de incorporar estes hábitos ao seu dia a dia, você verá como todos os cosméticos parecerão ainda mais eficazes.
Foto: Bosmanerwin / Pixabay
Foto: Bosmanerwin / Pixabay

1. O reloginho está em ordem?

Pode parecer improvável, mas muitos problemas de pele estão associados ao funcionamento do intestino. Quando a flora bacteriana está desregulada, muitos nutrientes deixam de ser absorvidos. O surgimento de espinhas, por exemplo, pode ser causado não só por alterações hormonais como também desequilíbrio da microbiota.
Para recompor seu funcionamento, a dica é beber muita água (35 ml por quilo, segundo a médica) e investir em uma alimentação saudável. Evite também alimentos ricos em glúten e lactose. “Por mais que as pessoas achem que é moda, é cientificamente comprovado que eles afetam a saúde intestinal, pois são alimentos inflamatórios”, explica Maitê.

2. Alimentação

Você já sabe, mas sempre vale relembrar: açúcar, alimentos refinados e processados são os inimigos de um organismo saudável. “O excesso de radicais livres produzidos pelo açúcar é um grande vilão para a pele”, reforça a dermatologista.
Por isso, a alimentação deve ser a mais balanceada e nutritiva possível. Transforme sua dieta em um festival de saladas, legumes e alimentos ricos em fibras.
E lembre-se: a mudança não ocorre da noite para o dia. Muito menos de uma semana para a outra. “O corpo demora um tempo para se regular. Dependendo dos sintomas, pode levar de um a dois meses, ou até mais”, diz a médica.
Foto: Drew Graham / Unsplash
Foto: Drew Graham / Unsplash

3. Exercícios físicos

Calma, você não precisa se transformar na Gabriela Pugliesi ou na Gracyanne Barbosa. Uns 30 minutinhos de atividades físicas por dia já ajudam a manter o corpo feliz e, consequentemente, a pele também.
Uma caminhada ao redor da quadra, alguns agachamentos na sala de casa ou mesmo algumas posições de yoga podem ser suficientes para acostumar o organismo a uma rotina de movimento. Existem vários aplicativos que ajudam nesta tarefa – clique aqui para conferir alguns.

4. Mente sã, pele sã

“Cuidar da saúde mental – algo que infelizmente sofre muito preconceito e é quase ignorado no Brasil – é essencial”, afirma Camila. Ninguém é feliz 100% do tempo, mas há diversas maneiras de manter a mente calma e sábia para lidar com o estresse do dia a dia.
“O estresse é oxidativo e afeta as funções metabólicas do organismo, o que acaba disfuncionando o corpo como um todo”, explica Maitê. Por isso, invista em atividades que proporcionam bem-estar e despertam sorrisos. Sua pele agradece.
Foto: Joshua Rawson Harris / Unsplash
Foto: Joshua Rawson Harris / Unsplash

A cereja do bolo

Junto com todos estes passos, é preciso lembrar de caprichar na rotina de beleza. Veja três cuidados diários essenciais, segundo a dermatologista:
Limpeza
Comece e termine o dia com o rosto limpo. Use um produto específico para o seu tipo de pele e, à noite, remova toda a maquiagem.
Proteção
Aplicar protetor solar deve ser parte da rotina, assim como escovar os dentes. Faça chuva, faça sol. “Além da proteção contra o câncer da pele, ele diminui a oxidação, a formação de rugas e o envelhecimento”, aponta a especialista.
Hidratação
Todas as peles precisam de hidratação, até mesmo as oleosas. Por isso, é importante utilizar um produto específico para cada indivíduo. “Muitas vezes, o uso de qualquer creme (geralmente indicado pela amiga) não é a melhor opção para a sua pele”, lembra Camila.
LEIA TAMBÉM