Moda e beleza

Bruna Bill

Conheça 7 Mitos e Verdades Sobre a Depilação

Bruna Bill
09/11/2015 15:56
Thumbnail
1. Cera reaproveitada apresenta riscos à saúde.
Verdade. Além da micose, a cera reaproveitada pode transmitir foliculite – uma inflamação no local onde nasce o pelo. Doenças como HPV e herpes, que causam lesões na pele, também são transmissíveis pela cera velha.
2. Cera reaquecida e até a espátula também podem transmitir doenças.
Verdade.  O produto só poderia ser reutilizado se o aquecimento acontecesse acima de 100°C, matando vírus e bactérias. A espátula deve ser higienizada e esterilizada a cada nova cliente.
3. A depilação pode romper vasos das pernas e causar varizes
Mito. Como a aplicação da cera é muito superficial, não atinge as veias e microvasos localizados em uma área mais aprofundada da pele. Com isso, os efeitos não são sentidos.
4. A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele.
Verdade. As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão.
5. A cera quente pode causar flacidez em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e buço.
Mito. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol, pois a radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.
6. Não se deve fazer uma nova depilação com cera em menos de 1 mês de intervalo entre a depilação anterior.
Verdade. A pele leva, em média, 28 dias para se recompor após a utilização de cera depilatória, que retira a camada córnea da pele, deixando-a desprotegida.
7. Depilar completamente a região íntima é realmente mais higiênico?
Não necessariamente. A higiene está relacionada em primeiro lugar à limpeza da área, e não com a quantidade de pelos. Dessa forma, uma área íntima depilada, mas cuja mulher não faz a limpeza adequada, não será mais higiênica do que uma região bem cuidada e sem depilação.