Moda e beleza

Willian Bressan

No aniversário de Gloria Perez, relembre a moda lançada em O Clone e Caminho das Índias

Willian Bressan
25/09/2015 13:19
Thumbnail
Juliana Paes e Rodrigo Lombardi lançaram moda em Caminho das Índias, atualmente sendo exibida no Vale a Pena Ver de Novo, na RPC. (Foto: Globo/Divulgação)
O Clone 
Além das músicas orientais, da dança do ventre e dos bordões (Inshalá!), a novela também levou para as ruas os figurinos e acessórios de Jade (Giovanna Antonelli). A febre foi tanta que o fenômeno foi investigado na dissertação de mestrado de Elisa Navarro, que concluiu existir uma “cumplicidade” entre a moda e a mídia.
O anel-pulseira de Jade e Latifa (Letícia Sabatella) se tornou uma verdadeira febre e era vendido em todas as bancas de camelô. A ideia foi do figurinista Paulo Lois, após ver o acessório sendo usado pela professora de dança do ventre de Giovanna Antonelli. A figurinista Marília Carneiro juntou uma saia e uma blusa importadas, um autêntico pano marroquino na cabeça e complementou o visual da personagem com brincos tailandeses. Além de suas roupas esvoaçantes, dos lenços coloridos e das joias, sua maquiagem – com destaque para os olhos pintados com cajal – arrebatou o público feminino.
Caminho das Índias
Primeira novela brasileira a ganhar o prêmio Emmy de melhor novela, Caminho das Índias trouxe a dança indiana e a exuberância da moda indiana para a tevê. Os saris e as estampas bem coloridas caíram no gosto popular, assim como o batom cintilante e o olho bem delineado de Maya (Juliana Paes). Os tons dourados e preto complementavam o olho sexy. Assim como em O Clone, as pulseiras e os brincos também fizeram sucesso nas lojas do país.