Moda e beleza

Bruna Covacci

O verão é rosa, bebê!

Bruna Covacci
10/09/2015 17:37
Thumbnail
Se depender da Pantone, empresa que detém a paleta de cores mais famosa do mundo, o verão de 2016 será doce. Depois do sucesso da Orquídea Radiante e do Marsala, é hora de apostar no Rosa Quartzo como a cor do verão. Na última edição da São Paulo Fashion Week, vimos nas passarelas que as marcas Reinaldo Lourenço, Vitorino Campos, Isabela Capeto e Iódice apostaram na cor.
Peças apresentadas por Reinaldo Lourenço, Vitorino Campos, Iódice e Isabela Capeto na última São Paulo Fashion Week.
Peças apresentadas por Reinaldo Lourenço, Vitorino Campos, Iódice e Isabela Capeto na última São Paulo Fashion Week.
Segundo a professora de Moda da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Neliffer Horny Salvatierra Rodrigues, vale dizer que há tempos a cor deixou de fazer referência ao estilo “Barbie” e passou a ser usada de forma adulta a cool. Para a produtora de moda Débora Fagundes, vale combinar o rosa com tons de fúcsia, bordô, vermelho, azul, preto, bege e branco. “Dá para compor o rosa mais suave com cores sóbrias, como cinza, o preto e o branco. Mas, se a ideia é revolucionar, combine rosa com rosa, que ajuda a alongar a silhueta”, diz. Para os meninos, dá para adaptar uma camisa ou camiseta ao tom. É temporada do rosa, bebê.
A diretora executiva do Instituto Pantone Color, Leatrice Eiseman, declarou em nota oficial que a cor transporta para um momento mais feliz, num lugar ensolarado onde estamos livres para expressar nosso verdadeiro eu. “Influenciados pelo mundo da arte, novas portas globais e o desejo de se conectar com a tecnologia e ao mesmo tempo descontrair, os designers desta temporada gravitaram por uma paleta de cores que tem o intuito de acalmar”, comenta.
Assim como as tendências de moda, a cartela de cores da temporada tem, segundo a Pantone, o intuito de transcender as normas culturais e de gênero, por isso, não há distinções entre as coleções masculina e feminina. “A natureza calmante, com cores que trazem a sensação de calmaria, são lideradas pelo Rosa Quartzo, um tom persuasivo e ao mesmo tempo suave que transmite compaixão e senso de compostura”, declara Leatrice.