Moda e beleza

Redação

Precisa lavar todos os dias? Esta e outras dúvidas de quem tem cabelos oleosos

Redação
29/05/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Soroush Karimi / Unsplash

Só quem sofre com cabelos oleosos sabe o quão difícil é descobrir as origens do problema e como resolvê-lo. Os gatilhos são muitos, desde a temperatura muito quente da água durante o banho ao excesso de produtos químicos. Mas como saber, ao certo, o que piora a saúde dos fios? Lavar os cabelos todos os dias pode?
De acordo com os especialistas, a limpeza deve ser feita sempre que houver necessidade. Porém, para evitar a famosa oleosidade rebote (que ocorre após uma limpeza muito agressiva), é preciso escolher os produtos certos.
De acordo com a farmacêutica e especialista em cosmética natural, Eliziane Pozzagnolo, a maioria dos shampoos contêm ingredientes sintéticos que podem prejudicar os fios e o couro cabeludo, principalmente no longo prazo.
Um deles é o Lauril sulfato de sódio, que promove uma limpeza mais agressiva nos fios quando comparado aos agentes limpantes usados em cosméticos naturais. “Ele retira excessivamente a gordura natural dos cabelos, o que pode gerar oleosidade rebote”, explica.
Para substituir o ingrediente, os cosméticos naturais apostam em substitutos como o Coco glucoside, o Decyl glucoside e o Lauryl glucoside. Portanto, ao usar matérias-primas assim, a lavagem diária chega a ser benéfica aos fios.

Mitos e verdades

A barbeira Thais Antunes, que já cuidou dos cabelos de celebridades como Latino e Belo, revela alguns mitos e verdades sobre o assunto.
1 – Homens não tendem a ter cabelos oleosos
Mito. Segundo a barbeira, o cabelo curto favorece a distribuição mais rápida do sebo. Porém, com o uso de banhos mornos e shampoos específicos, é possível resolver o problema.
2 – Lavar o cabelo com água gelada diminui a oleosidade e hidrata os fios
Verdade. A água gelada ajuda a fechar as cutículas do cabelo, o que dá um efeito de mais brilho aos fios. Mesmo nos dias de inverno, em que a tendência é abusar da água quente, a dica é diminuir a temperatura para lavar a cabeça.
Para os corajosos, um jato mais frio no fim do banho pode ajudar no controle da oleosidade.
3 – Existe shampoo adequado para cada tipo de cabelo
Verdade. “No caso dos cabelos oleosos, o mais indicado são os shampoos transparentes, mas, em conjunto com eles, também é importante intercalar produtos leitosos, para evitar o ressecamento”, explica Thais.
4 – Usar condicionador perto da raiz aumenta a oleosidade
Verdade. Como o couro cabeludo tem uma oleosidade natural, é preciso utilizar o condicionador apenas na extensão dos fios. O produto ajuda a repor parte da gordura natural dos fios que é retirada pelo shampoo.
5 – Cabelos oleosos tendem a ter caspa
Verdade. O excesso de oleosidade pode afetar a saúde dos fios e, como consequência, acarretar em problemas como a dermatite seborreica, ou seja, a descamação do couro cabeludo. O clima frio também pode agravar a situação.
6 – Relação hormonal
Verdade. A produção desregulada de hormônios pode causar um aumento da oleosidade dos fios. Nestes casos, é necessário consultar um especialista, de preferência um dermatologista ou um tricologista.
7 – Química no cabelo deixa oleoso
Verdade. Tratamentos que utilizam produtos químicos, como escova progressiva ou mesmo coloração podem prejudicar o couro cabeludo. Segundo a barbeira, é fundamental saber se há algum sintoma associado ao problema, como a descamação do couro cabeludo para então descobrir como resolver a questão.
LEIA TAMBÉM