Moda e beleza

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Bruna Bill e Aline Baroni, especial para a Gazeta do Povo
04/06/2013 03:10
Para compor o line-up dos quatro dias do PBC, que tem promoção da Gazeta do Povo, uma curadoria composta por Roberto Couto, editor da Viver Bem Moda & Beleza, Patrícia Carta, publisher da revista Harper’s Bazaar e o diretor artístico do evento Carlos Pazetto selecionou sete marcas do Paraná e do Brasil para desfilar, havendo também espaço para novos talentos em um oitavo desfile. A área de business continua no PBC, composta por 60 expositores, sendo 10 deles representantes de lojas âncoras. Além disso, a semana de moda contará com uma exposição de bonecas do estilista Fause Haten e lançamentos de livros, bem como fóruns de discussão sobre moda, organizados pelo Senai.
Novato no PBC, mas veterano no mundo da moda, Pazetto é bastante conhecido por sua participação no programa Brazil’s Next Top Model, reality show produzido pelo canal Sony. Mas é pelo trabalho no Minas Trend Preview que seu nome foi escolhido como o novo diretor artístico da semana paranaense. Edson Compag­nolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), entidade que realiza o evento desde sua primeira edição em 2007, vê a escolha de Pazetto como uma evolução natural. “No ano passado, quando optamos por fazer dois eventos por ano, indicávamos uma mudança. Detectamos essa necessidade de um fôlego novo e também de ganhar fronteiras além do Paraná. A moda é o maior exemplo de inovação latente”, explica. Vitor Tioqueta, diretor de gestão e produção do Sebrae-PR, reforça a ideia de Compagnolo de que a intenção dessa guinada do PBC é inserir o Paraná no calendário de moda brasileiro. “Queremos, externamente, colocar a moda paranaense na vitrine e, internamente, promover a moda como um negócio”, resume.
Como diz o próprio Pazetto, se “não existe fashion sem business”, o PBC quer mostrar que a criação e os negócios de moda são complementares. Não é à toa que o tema escolhido para essa oitava edição é “Cone­xões”. “Elas são várias –desde a metalinguagem do próprio PBC, em que os negócios estão conectados com a criação, até o encontro da moda paranaense com o mundo”, salienta Pazetto.
Em nosso editorial especial, que você acompanha a partir desta página, apresentamos 5 das 7 grifes que vão desfilar na 8.ª edição do PBC. Em um cenário urbano, mostramos que a moda está conectada a várias tendências.

Paraná Business Collection