Moda e beleza

Felicidade influencia no desenvolvimento da sociedade

Michele Bravos
16/02/2011 16:45
Começou hoje (16) o Seminário Felicidade, do V Paraná Business Collection. Serão três dias de palestras, bate-papo e mesa redonda. Carla Mocellin, coordenadora executiva do conselho paranaense de cidadania empresarial da FIEP, abriu o dia com a palestra Bem-estar x Prosperidade, assistida por cerca de 70 pessoas no auditório Caio Amaral Gruber/ CIETEP.
Questionando-se sobre a busca pela felicidade e de que forma ela influencia no desenvolvimento de comunidades, Carla apresenta estudos que procuram definir a felicidade em uma fórmula, considerando a genética, as condições de vida e as atitudes pessoais.
Ela também destacou o projeto FIB (índice de Felicidade Interna Bruta), que se propõe a medir o bem-estar geral da população, considerando fatores como a boa governança, educação, condições ambientais favoráveis e acesso à cultura.
Primeiramente, o FIB foi instituído no país asiático Butão, com o apoio do Canadá, Reino Unido e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Atualmente, o projeto está sendo aplicado na Vila Zumbi, em Colombo, contando com a parceria do Instituto Visão Futuro, coordenado por Susan Andrews. Ainda se pretende atingir mais 10 localidades brasileiras.
O projeto FIB foi testado no Brasil, pela primeira vez em Itapetininga, SP, cuja população é de 150 mil habitantes. Para o prefeito da cidade, o FIB é uma forma de tentar trazer, rapidamente, maior qualidade de vida para a população, partindo do princípio que as necessidades avaliadas são mais abrangentes e pessoais. O FIB teve início nas escolas, levando às crianças noções de gratidão, de amor ao próximo e técnicas de bem -estar, como respirar com o diafragma e fazer automassagem. Medidas que estão atreladas ao estado de felicidade, pois ajudam a diminuir a secreção de cortisol, substância ligada ao estresse – expert em “roubo de felicidade”.
Carla finalizou a palestra lembrando que a mudança do mundo depende das pessoas. De pessoas felizes.
Confira no vídeo os comentários de Carla Mocellin sobre a fórmula da felicidade e a importância de pessoas felizes para o desenvolvimento da sociedade.