Moda e beleza

“Moda não é evento, é business”

Flavia Schiochet, especial para a Gazeta do Povo
27/06/2012 21:40
Como parte de sua palestra no 11º Ciclo de Atualização em Moda, Vinicius apresentou uma linha do tempo, desde a nobreza do século XVIII aos dias atuais e as oscilações de luxo e simplicidade na alta costura até o início do século XX. “Agora já mudou. Se alguma coisa é tendência, a contra tendência também estará presente. A calça skinny, por exemplo, não sumiu com a volta das pantalonas”, exemplificou. Essa seria a característica principal na produção de moda no século XXI.
Cultura de moda no Brasil
No Brasil, especificamente, o historiador relembrou a criação do Morumbi Fashion, atual São Paulo Fashion Week, por Paulo Borges como uma forma de criar uma cultura de moda. Os próximos passos, citando Borges, seriam a profissionalização de marcas e indústrias brasileiras e focar na qualidade dos negócios. “Moda não é evento, é business”, destacou Schane.
Mas como notar as tendências e a ligação da moda com o contexto pelo qual passamos? Para Schane, é uma questão de comportamento: há uma redescoberta das baixas tecnologias, retorno ao estilo analógico e o consumo de moda como um estilo de vida, uma experiência para quem o veste.