Moda e beleza

No backstage, homens dão muito menos trabalho que as mulheres

Ana Luiza Prendin, especial para a Gazeta do Povo
09/11/2012 22:48
No desfile do estilista Thiago Paes, a produção dos modelos foi mínima. Rosa Aragão, diretora do Centro de Formação Lady & Lord, explica que além de algumas correções de imperfeições na pele, o cabelo foi penteado para trás, com aplicação de gel. A intenção foi criar um visual mais militar, enfatizado pela linha desenhada no rosto dos jovens, que não só remete à camuflagem do exécito como também à pintura indígena, que vai de encontro com a inspiração do regionalismo brasileiro da coleção.
Já para a coleção com inspiração barroca, da estilista Cyntia Fontanella, o make será mais elaborado. Na boca, um batom bem vermelho. As sobrancelhas vão ficar mais destacadas, com um tom acobreado. A cabelereira Fran Gonçalves conta que as modelos vão usar uma trança desconectada, com fios soltos. “Nada muito arrumadinho, o que é tendência”.
O desfile final, da estilista Francesca Córdova, vencedora do 1º Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, quebra com o visual mais rebuscado da marca anterior e trabalha também o militarismo. O cabelo bem liso, dividido ao meio, será preso em um rabo de cavalo mais baixo. Segundo a coordenadora de maquiagem Raquel Moteleski, a sombra terá com inspiração geométrica, com um desenho mais retangular nos cantos.
Linha de Produção
Para não se atrasarem, Rosa conta que os profissionais trabalham em ritmo de linha de produção. De acordo com ela, sem pensar em um logística, a equipe não consegue cumprir o prazo. “No caso da maquiagem, cada um fica responsável por um detalhe, para tentar manter uma homogeneidade na produção e não perder tempo”, destaca.

Bastidores do quarto dia