Quando o assunto é indústria têxtil, o Paraná se destaca como um dos polos nacionais do vestuário: está entre os quatro maiores do setor. E se o tema é moda, a terra das araucárias também não fica atrás.
Comprovando a vocação fashion do estado, o Paraná Business Collection (PBC) chega à quinta edição reconhecido como um dos grandes eventos do setor no país. A semana da moda paranaense revela que, por aqui, sabe-se criar, produzir, vender e crescer no disputado cenário da moda brasileira.
No período de uma semana, o evento agrega talentos de diferentes áreas do vestuário. O PBC traz desfiles das principais marcas do estado, abre portas para novos talentos da moda paranaense, sedia palestras, ciclos de debates, workshops e abriga também um estratégico showroom de negócios.
Com 11 grifes desfilando na grade oficial, além de um dia aberto para novos talentos, o PBC deste ano tem como inspiração central “A moda que traz felicidade”.
Além de um sentimento, a ideia é valorizar a realização pessoal e profissional que produtos ligados à cultura fashion podem proporcionar a toda a cadeia produtiva – de criadores a consumidores, passando por empresários, industriais e comerciantes.
“O tema da felicidade foi escolhido porque vestuário e moda podem proporcionar bem-estar físico, emocional e visual. A moda é, sim, um meio para trazer felicidade”, comenta Rodrigo Costa da Rocha Loures, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), um dos realizadores do evento.
O conceito aparece com força na preocupação de todos os envolvidos no evento em criar moda conectada às principais tendências do planeta: responsabilidade social, consumo sustentável, inclusão, criatividade e inovação. Assim, cria-se um ciclo virtuoso que alia moda, economia e sociedade.
Potencial em pauta
Um dos grandes objetivos do Paraná Business Collection, desde a estreia em 2007, é desenvolver o potencial de moda da indústria têxtil paranaense. “O reconhecimento do estado como produtor de moda gera a oportunidade de aumentar o valor agregado dos produtos de vestuário”, explica Costa, do Sebrae/PR.
Com esse impulso, a moda produzida no estado circula por todo o país e também no exterior. “Estamos mostrando que o Paraná desenvolve marcas comercializadas e usadas em todo o território nacional. As peças e os estilistas daqui já se destacam dentro do circuito brasileiro de moda”, afirma Marcos Tadeu Koslowski, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep.
Os desfiles são a grande vitrine do PBC. É na passarela que as marcas sediadas na capital e em cidades do interior mostram a força da linguagem da moda e a evolução dos criadores e do mercado.
Eventos paralelos como o Ciclo de Atualização em Moda, seminários, palestras e oficinas de criação integram o objetivo de desenvolver e inserir os conceitos de moda, tanto nas indústrias quanto para os novos produtores e consumidores.
Coleções bem definidas
As 11 marcas que sobem à passarela entre 14 e 18 de fevereiro mostram as principais tendências da moda para a estação. São grifes com conceito, mercado e públicos definidos. A diversidade é grande e revela o potencial do polo paranaense de moda.
Neste ano, o evento ganhou mais um dia. Sábado, 19 de fevereiro, quando oito novos estilistas paranaenses mostram suas criações na passarela, acontece também o desfile dos estudantes finalistas do Prêmio João Turin. Fechando o evento, os dois desfiles deixam clara a mensagem do PBC: acreditar em nossos talentos, crescer e expandir fronteiras.
Estímulo
A importância da semana de moda ganha pontos quando o evento gera estímulo à inovação e ao desenvolvimento das indústrias produtoras de vestuário. “O PBC é estratégico para promover o trabalho do estado e também estimular as empresas a desenvolver melhores produtos, para participar do mercado dinâmico e competitivo da moda”, destaca Rocha Loures.
Vitrine de negócios
Um dos grandes diferenciais do PBC é funcionar como balcão de negócios, trazendo compradores de todo o país e também do exterior para conhecer os produtos do estado. Desde sua primeira edição, o evento e o volume de comercialização cresceram exponencialmente. Hoje, as empresas paranaenses são reconhecidas no mercado fashion, num movimento crescente de valorização.
“Essa percepção beneficia não apenas as empresas, mas toda a cadeia produtiva, aumentando o faturamento, a geração de empregos e o destaque do Paraná no cenário nacional”, afirma Allan Costa, do Sebrae/PR.
Para este ano, as expectativas são ainda maiores. “A maturidade é consequência da aprendizagem dos eventos anteriores”, avalia Rocha Loures, da Fiep. “Estamos com uma previsão de público total de mais de 15 mil pessoas. Os negócios devem superar em pelo menos 30% os valores de vendas do ano passado”, diz Marcos Koslowski, do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep.
Além do crescimento quantitativo, o PBC deste ano tem como meta um salto de qualidade. “Ano passado tivemos uma avaliação muito positiva de todos os participantes. Agora, esperamos resultados ainda melhores”, afirma o presidente da Fiep.