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Paraná, planeta fashion

Em sua quinta edição, Paraná Business Collection cresce, se consolida como espaço de divulgação da indústria de moda do estado e é palco para parcerias empresariais

Quando o assunto é indústria têxtil, o Paraná se destaca como um dos polos nacionais do vestuário: está entre os quatro maiores do setor. E se o tema é moda, a terra das araucárias também não fica atrás.

Comprovando a vocação fashion do estado, o Paraná Business Collection (PBC) chega à quinta edição reconhecido como um dos grandes eventos do setor no país. A semana da moda paranaense revela que, por aqui, sabe-se criar, produzir, vender e crescer no disputado cenário da moda brasileira.

No período de uma semana, o evento agrega talentos de diferentes áreas do vestuário. O PBC traz desfiles das principais marcas do estado, abre portas para novos talentos da moda paranaense, sedia palestras, ciclos de debates, workshops e abriga também um estratégico showroom de negócios.

Com 11 grifes desfilando na grade oficial, além de um dia aberto para no­­vos talentos, o PBC deste ano tem como inspiração central “A moda que traz felicidade”.

Além de um sentimento, a ideia é valorizar a realização pessoal e profissional que produtos ligados à cultura fashion podem proporcionar a toda a cadeia produtiva – de criadores a consumidores, passando por empresários, industriais e comerciantes.

“O tema da felicidade foi escolhido porque vestuário e moda podem proporcionar bem-estar físico, emocional e visual. A moda é, sim, um meio para trazer felicidade”, co­­menta Rodrigo Costa da Rocha Loures, presidente do Sis­­tema Federação das In­­dústrias do Estado do Paraná (Fiep), um dos realizadores do evento.

O conceito aparece com força na preocupação de todos os envolvidos no evento em criar moda conectada às principais tendências do planeta: responsabilidade social, consumo sustentável, inclusão, criatividade e inovação. Assim, cria-se um ciclo virtuoso que alia moda, economia e sociedade.

“O bom momento econômico que o Brasil vive e as perspectivas otimistas para o setor trazem felicidade aos nossos empresários. Isso reflete na moda paranaense, que dá sua contribuição para espalhar esse sentimento”, diz Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Desfile da grife Joyful no PBC 2010

Potencial em pauta

Um dos grandes objetivos do Paraná Business Collection, desde a estreia em 2007, é desenvolver o potencial de moda da indústria têxtil paranaense. “O reconhecimento do estado como produtor de moda gera a oportunidade de aumentar o valor agregado dos produtos de vestuário”, explica Costa, do Sebrae/PR.

Com esse impulso, a moda produzida no estado circula por todo o país e também no exterior. “Estamos mostrando que o Paraná desenvolve marcas comercializadas e usadas em todo o território nacional. As peças e os estilistas daqui já se destacam dentro do circuito brasileiro de moda”, afirma Marcos Tadeu Koslowski, coordenador do Conselho Setorial da In­­dús­­tria do Vestuário da Fiep.

Os desfiles são a grande vitrine do PBC. É na passarela que as marcas sediadas na capital e em cidades do interior mostram a força da lingua­­gem da moda e a evolução dos criadores e do mercado.

Eventos paralelos como o Ciclo de Atualização em Moda, seminários, palestras e oficinas de criação integram o objetivo de desenvolver e inserir os conceitos de moda, tanto nas indústrias quanto para os novos produtores e consumidores.

Coleções bem definidas

As 11 marcas que sobem à passarela entre 14 e 18 de fevereiro mostram as principais tendências da moda para a estação. São grifes com conceito, mercado e públicos definidos. A diversidade é grande e revela o potencial do polo paranaense de moda.

Neste ano, o evento ganhou mais um dia. Sábado, 19 de fevereiro, quando oito novos estilistas paranaenses mostram suas criações na passarela, acontece também o desfile dos estudantes finalistas do Prêmio João Turin. Fechando o evento, os dois desfiles deixam clara a mensagem do PBC: acreditar em nossos talentos, crescer e expandir fronteiras.

Estímulo

A importância da semana de moda ganha pontos quando o evento gera estímulo à inovação e ao desenvolvimento das indústrias produtoras de vestuário. “O PBC é estratégico para promover o trabalho do estado e também estimular as empresas a desenvolver me­­lhores produtos, para participar do mercado dinâmico e competitivo da moda”, destaca Rocha Loures.

Vitrine de negócios

Um dos grandes diferenciais do PBC é funcionar como balcão de negócios, trazendo compradores de todo o país e também do exterior para conhecer os pro­­dutos do estado. Desde sua primeira edição, o evento e o volume de comercialização cres­­ceram exponencialmente. Hoje, as empresas paranaenses são reconhecidas no mercado fashion, num movimento crescente de valorização.

“Essa percepção beneficia não apenas as empresas, mas toda a cadeia produtiva, au­­mentando o faturamento, a geração de empregos e o destaque do Paraná no cenário na­­cional”, afirma Allan Costa, do Sebrae/PR.

Para este ano, as expectativas são ainda maiores. “A ma­­turidade é consequência da aprendizagem dos eventos anteriores”, avalia Rocha Loures, da Fiep. “Estamos com uma previsão de público total de mais de 15 mil pessoas. Os ne­­gócios devem superar em pelo menos 30% os valores de vendas do ano passado”, diz Marcos Koslowski, do Conselho Setorial da Indústria do Ves­­tuário da Fiep.

Além do crescimento quantitativo, o PBC deste ano tem como meta um salto de qualidade. “Ano passado tivemos uma avaliação muito positiva de todos os participantes. Agora, esperamos resultados ainda melhores”, afirma o presidente da Fiep.


Confira a programação do Paraná Business Collection,
Confira a programação do Paraná Business Collection

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