Moda e beleza

Relembre o 5º Paraná Business Collection em fotos e vídeos dos desfiles

Gazeta do Povo
20/02/2011 14:39
Consolidado como o maior evento de moda do estado, o PBC mostrou as tendências para o outono/inverno 2011. Peças femininas e masculinas desfilaram em couro, jeans, seda, moletom e alfaiataria, trazendo cores como o preto, azul e os tons militares como destaque.
Paralelamente aos desfiles, o evento contou com showroom de negócios, que movimentou o setor empresarial de moda. Além disso, personalidades visitaram o PBC, como Chiara Gadaleta, Jum Nakao, Romero Britto e Ronaldo Fraga.
Pelos corredores e bastidores do evento, a equipe do Viver Bem, do jornal Gazeta do Povo, conferiu de perto tudo o que rolava pelo blog Eu Visto Paraná. Os looks do dia e as maquiagens das modelos foram destaque.
Abaixo, saiba como foram os desfiles destes seis dias do 5º Paraná Business Collection em fotos, vídeos e textos:
1º dia – Segunda-feira (14/02)
Jefferson Kulig trouxe looks inspirados no punk rock com muito preto e aplicações de tachas. Pela primeira vez, o estilista usou couro e pele de animais em sua coleção. O grande diferencial é o desenvolvimento de tecidos tecnológicos que apareceram em rendas e veludo. Leia mais sobre o desfile.
A grife Lafort veio ao PBC com uma coleção inspirada na alta costura francesa. Peças femininas valorizam o corpo da mulher em vestidos e saias de cintura marcada. Além do contraste em preto e branco, a marca trouxe tons terrosos e caramelos para a passarela. Leia mais sobre o desfile.
2º dia – Terça-feira (15/02)
All Purpose trouxe roupas masculinas inspiradas nos pubs europeus. Em um desfile ao som de rock, a marca mostrou calças e casacos em jeans com diferentes lavagens. O xadrez também marcou presença nas peças feitas para um homem casual. Leia mais sobre o desfile.
A coleção Lady Louca veio inspirada na artista plástica francesa Anne-Julie Aubry, que pinta bonecas sombrias e delicadas. O destaque ficou para a estampa floral liberty em branco e preto, cores predominantes. A grife também estreou looks masculinos com o “Lord Louco”. Leia mais sobre o desfile.
A Joyful marca presença ao levantar a bandeira da moda sustentável. As peças foram inspiradas na metamorfose da borboleta, que apareceu em estampas feitas à mão em seda pura. Tricôs confeccionados com algodão orgânico e a sobreposição de volumes foram destaques dos looks. Leia mais sobre o desfile.
3º dia – Quarta-feira (16/02)
O streetwear característico do estilista Fábio Bartz desfilou em uma coleção inspirada no café. As peças vieram em cores leves, com estampas florais e aplicações, bordados e formas geométricas. O destaque foi para os hits da grife: a alfaiataria e os moletons. Leia mais sobre o desfile.
A marca Yet escolheu folhas secas espalhadas por toda a passarela para mostrar suas peças em jeans com diferentes lavagens. A sarja e o índigo apareceram em peças como a calça saruel e pantalona e também em jaquetas e casacos com aplicações de botões e detalhes em dourado. Leia mais sobre o desfile.
4º dia – Quinta-feira (17/02)
Sinistra trouxe moda feminina marcada pelo romantismo e as lembranças da vovó, com inspiração na década de 50. As peças vieram em tons como o marinho e o rose, com destaque para as estampas exclusivas da grife com maçãs, corações e grampos de cabelo. Leia mais sobre o desfile.
O desfile da Docthos teve o algodão como destaque, no meio da passarela e como principal tecido das peças. Camisas, jeans, blazers e bermudas com modelagem mais ajustada apareceram em tons preto, chumbo, areia, cinza e azul-marinho. Leia mais sobre o desfile.
5º dia – Sexta-feira (18/02)
A grife picnicdelefante mostrou peças com inspiração em Coco Chanel e nas meninas da década de 20. Com o tema da liberdade, os destaques das peças ficaram para bordados de flores, apliques e pérolas. As cores foram o rosa, branco e off-white. Leia mais sobre o desfile.
Silmar Alves trouxe uma epopeia à passarela. Inspirada na cidade da Lapa, a coleção trouxe looks militares e pesados vestidos de algodão maquinetado, com minucioso trabalho em capitonê. Algumas peças têm efeito de franjas e outras pontos de brilho prata. Leia mais sobre o desfile.
6º dia – Sábado (19/02)
O último dia do PBC foi reservado aos novos talentos da moda paranaense. O desfile Ideia Mostra trouxe oito jovens estilistas e designers para mostrar suas coleções e divulgar seu trabalho ao público. Leia mais sobre os desfiles e veja entrevistas com os estilistas nas matérias: Jovens estilistas levam arte e inovação para a passarela do PBC e Estilistas estão com um pé na passarela e outro no mercado.
Pra finalizar, foi conhecido o vencedor do 8º Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, que teve como tema “Minha Cidade Vira Moda”. Quem ganhou o concurso foi o jovem Hildo Fabri. Leia mais sobre o prêmio.