Moda e beleza

Ricardo Garanhani trouxe a magia do carnaval ao PBC

Da redação, com Andrea Torrente, especial para a Gazeta do Povo
04/06/2013 22:34
Nesta terça-feira, Garanhani participou de um bate-papo com o estilista Fause Haten e o cineasta Rafael Urban e trouxe a magia carnavalesca ao Paraná Business Collection. “O carnaval tem muito a ver com a moda, basta ver o exemplo do carnaval do Rio de Janeiro, um evento que dita a moda”, explica.
Criatividade, estética e busca pela qualidade são características comuns aos desfiles tanto nas passarelas, quanto nos sambódromos. “É claro que ninguém se arriscaria a utilizar aquelas fantasias no dia-a-dia, mas o carnaval é um evento que estimula a criatividade e a qualidade da estética, assim como a moda”, diz o artista.
Vencedor de sete troféus Gralha Azul, Garanhani aposta na revitalização do carnaval de Curitiba: “Temos muita motivação e estamos crescendo, mas o que falta ainda é apoio, espaços e dinheiro: atualmente as escolas recebem apenas R$ 40 mil por ano”. Mas as coisas podem mudar em breve: “Acredito muito no projeto da Fundação Cultural de Curitiba que quer revitalizar o carnaval. Por isso estamos criando uma comissão com membros da fundação e das escolas de samba para discutir o nosso futuro”.
De acordo com Garanhani, a arte é capaz de transformar concretamente a sociedade. Isso inspira seu trabalho cotidiano tanto no palco do Teatro Guaíra, quanto nos bastidores da Mocidade Azul.
“Ouço muitas críticas ao carnaval de Curitiba de pessoas que nunca estiveram lá. O meu convite é para que todas as pessoas venham a conhecer. É um evento que, mesmo sem muita verba, está crescendo graças ao trabalho e a paixão de muita gente” conclui.