Moda e beleza

Showroom gera rede de negócios no PBC

Bia Moraes - especial para a Gazeta do Povo
19/02/2011 21:30
Em sua quinta edição, o Paraná Business Collection, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), avança mais alguns passos na consolidação do estado como polo de moda, e não apenas como produtor de confecções.
A intenção do PBC, desde 2007, é impulsionar a identidade fashion do Paraná e levar as empresas a investir em conceito, marcas e posicionamento no competitivo mercado da moda, aponta Marcos Tadeu Koslowski, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Sebrae/PR, uma das entidades parceiras do evento.
Afinal, trata-se do quarto maior estado produtor têxtil do país, com 6 mil indústrias que geram 98 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador do Paraná, de acordo com dados da Fiep.
Networking
A Fiep e o Sebrae/PR não anun­­ciam números do PBC durante o evento. Carla Werkhau­ser, do Sebrae, diz que o objetivo é levar os empresários a criar redes de contato. “Aqui se fecham contratos também, mas o networking é o mais importante. Ao longo do ano ainda teremos muitos negócios que surgirão graças às conversas inciadas no PBC”, afirma.
Ano passado, o total de negócios fechados foi de R$ 11 milhões, con­­siderando tanto o showroom quanto os contratos feitos após o evento. A expectativa para 2011 é de que este número chegue a R$ 17 milhões.
A aproximação correta entre fabricantes e lojistas cria relacionamento entre as duas pontas e impulsiona negócios, observa Koslowski. A julgar pela avaliação de alguns fabricantes presentes a esta edição da semana de moda, o objetivo vem sendo alcançado, passo a passo.
Resultados
A expansão tem sido de 40% ao ano – hoje a marca tem 2.700 pontos de venda pelo Brasil – e não deve parar por aí, aponta Carvalho. Stella Krindges, diretora de marketing da marca, afirma que valeu a pena investir nos dois lados do PBC: além de participar pela segunda vez do showroom de negócios, a Docthos estreou na passarela.
No dia seguinte ao desfile, a procura de lojistas e interessados foi grande, conta o representante Aurélio Klauser, de plantão no estande. “O movimento está dentro do que esperávamos: estamos divulgando a marca, fazendo contatos, marcando a grife e exibindo nosso produto”, aponta.
Plataforma para novos
Para novos estilistas, o PBC também tem sido uma boa plataforma. Alexandre Linhares, jovem designer da grife Heroína, de Curitiba, comemora: fechou vendas, fez contato com diversos lojistas e foi sondado por marcas de fora do Paraná para desenvolver coleções como estilista. Tudo isso antes de subir à passarela – hoje, último dia do evento, Linhares desfila looks da Heroína ao lado de outros sete novos estilistas no show Ideia Moda.
Rodrigo Orizzi, outro jovem designer do Ideia Moda, está lançando a grife de moda masculina de vanguarda dri.Go no evento – e também coleciona bons contatos. “Não fechei negócios, mas muita gente tem visitado o estande e demonstrado interesse pela marca. Já tenho negociações em andamento”, revela.