i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Moda e beleza

Pele bonita em casa, com produtos naturais

Chá, mel e aveia podem ser aliados para conseguir uma pele mais saudável e viçosa

  • PorMarina Fabri, marinab@gazetadopovo.com.br
  • 26/05/2012 21:14
Pele bonita em casa, com produtos naturais
| Foto:

A chegada do inverno é, para muita gente, o início da temporada da pele seca ou mais sensível. Para combater esses efeitos colaterais do frio, que agridem demais a pele, uma boa ideia é apostar nos ingredientes naturais para fazer compressas e máscaras caseiras.

“Existem alguns elementos que todos temos em casa e que podem ser usados para hidratar e acalmar a pele. Eles não têm contraindicações e podem ser usados de forma geral por todo mundo”, explica o dermatologista e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Luiz Carlos Pereira. Entre eles estão os chás, como os de camomila e o chá verde, que podem ser usados para fazer compressas e diminuir a vermelhidão da pele irritada ou ressecada. O médico alerta, porém, para o fato de que esse efeito é superficial, ou seja, não trata a pele em longo prazo.

Outra velha conhecida, quando o assunto é solução caseira para uma pele mais bonita, é a aveia, que é fonte de vitaminas. “Nossos pais e avós sempre usaram a aveia, mas, infelizmente, esse é um costume que foi se perdendo”, explica Pereira. A substância diminui a ação inflamatória de outros tratamentos que, por acaso, tenham deixado a pele fragilizada.

Para o chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Lincoln Fabrício, as máscaras e compressas funcionam, mas são mais como complementos para os tratamentos dermatológicos convencionais. “São ótimos para momentos de relaxamento em casa, proporcionam um conforto, em especial para quem está passando por procedimentos como peeling, por exemplo”, explica ele. É o mesmo caso das rodelas de pepino sobre os olhos – uma boa ideia é deixar o vegetal na geladeira antes, assim o efeito gelado acalma a pele e diminui o inchaço.

E quem está com a pele muito ressecada pode apostar nas máscaras de mel, que têm efeito hidratante – para isso, é só deixar uma camada sobre a pele por alguns minutos e depois lavar bem. O mel também é amplamente usado para fazer esfoliações caseiras, se misturado com açúcar. “Nesse caso, é bom ter cuidado e não esfoliar a pele mais de uma vez por semana, ou você acaba retirando a camada de proteção natural, o que torna a pele mais propensa a inflamações e eczemas”, explica Fabrício.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.