Moda e beleza

Eloá Cruz

Soluções de “emergência” para melhorar a secura da pele e lábios no frio

Eloá Cruz
30/04/2016 22:00
Thumbnail

Na falta de um hidratante labial, o creme corporal pode ser usado para melhorar o aspecto dos lábios ressecados numa emergência. Foto: bossfight.co.

Quando o frio chega, fica difícil evitar passar a saliva nos lábios ressecados ou deixar de tomar um banho com a água bem quente. Esses hábitos podem deixar a pele, principalmente do rosto e lábios, cada vez mais desidratada. Isso sem contar os efeitos do vento seco, do uso de aquecedores que tiram a umidade do ar e do fato de transpirarmos menos, diminuído a proteção natural da pele.
LEIA MAIS
Mas existem algumas soluções de “emergência” que é possível fazer com que se tem em casa para ao menos frear a desidratação da pele durante os dias de frio. Confira algumas as dicas propostas pela dermatologista Fabiane Mulinari Brenner.
No desespero, vale hidratante corporal
Na falta de um hidratante labial, o creme corporal pode ser usado para melhorar o aspecto dos lábios ressecados numa emergência. “Dá até para usar os hidratantes corporais nos lábios, mas é preciso estar atento para não engolir e não passar a língua na região”, esclarece. O gosto também, segundo a dermatologista, pode ser desconfortável. Hidratantes labiais são feitos para não sair facilmente com a saliva, por isso invista num ao passar pela farmácia.
A receita da vovó pode ajudar
Sabe aquela velha dica de passar óleo de amêndoas na pele seca, ou mesmo um azeite de oliva? Tá valendo. Os óleos vegetais freiam a desidratação e deixam a pele bloqueada contra a perda de água. “Qualquer óleo pode ser usado, eles são bons formadores de filme”, garante a especialista. Para restaurar a hidratação, não esqueça de hidratar com um creme adequado.
Pense bem antes de esfoliar
“Esfoliação para pele ressecada sempre piora”, alerta Fabiane Brenner. A técnica é bastante abrasiva e só deve ser feita se a pele estiver muito espessa.  Com a esfoliação, a pele perde também sua proteção natural. Então, a dica é hidratar bastante depois do procedimento.
Limpeza delicada
Usar pouco sabonete pode ajudar a manter a proteção natural da pele, evitando o ressecamento. Assim como não tomar banho muito quente, o uso de produtos muito abrasivos como sabonete para pele oleosa, e tônicos muito adstringentes deixam a pele mais seca naturalmente.
Hidratação também via oral
A velha dica de beber bastante líquido continua valendo. Durante o frio, muitas pessoas deixam de beber água e sentem menos sede. O corpo ainda tem a mesma necessidade de líquido então, segundo a dermatologista, é necessário manter uma hidratação mínima a base de água, sucos, chás.