Moda e beleza

Bruna Covacci, enviada especial

SPFW perde estilistas renomados e aposta em imediatismo

Bruna Covacci, enviada especial
13/03/2017 16:33
Thumbnail

Maior evento de moda do país tem novo formato desde o ano passado. Foto: Bruna Covacci.

A 43ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que começou nesta segunda-feira (13) e vai até a próxima sexta  (17), no Parque do Ibirapuera – Pavilhão da Fundação Bienal, traz seis marcas novas ao calendário e também perde nomes importantes da moda nacional na passarela: Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Ronaldo Fraga, Iodice e Helô Rocha não desfilam esta estação, mas voltam a mostrar suas coleções na próxima edição.
Com o tema In-Pactos, o principal evento de moda do país é um manifesto para o futuro. Um pedido para que os consumidores abracem o novo pensando que o mundo de agora é também o de amanhã. Novas tecnologias e modelos de negócios são apresentados a todo o momento.
Leia mais:
Imediatismo
O evento inaugura nesta edição o novo calendário da semana de moda, passando a acontecer em março e no final de agosto. A mudança é um reflexo da necessidade do verejo para atender a necessidade dos clientes por meio do “see now, buy now”  (veja agora, compre agora – em tradução livre). Os desfiles podem ser acompanhados ao vivo, assim como as postagens do Viver Bem sobre o evento (acompanhe em @gpviverbem). Em poucas horas, tudo já foi postado pela marca, pelo estilista, pelas modelos, pelo público, pelas editoras.
Neste formato, será a primeira temporada em que grande parte das marcas venderá as peças apresentadas logo após os desfiles. O que anteriormente levava até seis meses, agora pode estar à venda de um dia a um mês após a apresentação, dependendo da estratégia de cada grife. Na própria SPFW, desfiles da Versace e Karl Lagerfeld, ambos em parceria com a Riachuelo, já funcionaram neste formato.
Novas marcas
A novidade também fica por conta das marcas Alexandrine com coleção assinada por Dinho Batista, as paulistanas A.Niemeyer, TIG e 2DNM, a mineira Fabiana Milazzo e a Sissa, nova marca de Alessandra Affonso Ferreira ex-Isolda. A Ellus comemora 45 anos com desfile especial, a Memo, marca athleisure de Patricia Birman dessa vez faz colaboração com Lilly Sarti e a LAB, estreia das mais faladas na estação passada, encerra o evento no dia 17. Além dessas, outras seis marcas integram a temporada com desfiles no lineup do Projeto Estufa: a paranaense Vale da Seda por Enéas Neto, Helen Rodel, LLAS, CA.CE.TE Company, Era, BEIRA.
Confira o calendário dos desfiles:
SEGUNDA
10h Animale
13h Uma Raquel Davidowicz
17h30 João Pimenta
19h Lilly Sarti
20h Osklen
TERÇA
10h Vitorino Campos
11h Atelier Sissa
14h30 Ellus
15h30 Lolitta
17h Gig Couture
18h30 Two Denim
20h PatBo
21h Lino Villaventura
QUARTA
11h Giuliana Romanno
15h30 Isabela Capeto
16h30 Memo
17h30 Fabiana Milazzo
18h30 Apartamento 03
21h Ellus 2nd Floor
QUINTA
11h À La Garçonne
16h Cotton Project
17h Alexandrine por Batista Dinho
18h30 Juliana Jabour
20h Amir Slama
21h TIG
SEXTA
15h Ratier
16h A.Niemeyer
17h Sebrae Top 5 – Adriano Martin, Green & Co., Jardin e PH Praia
18h Reserva
19h30 Amapô
20h30 LAB