Moda e beleza

Marina Mori

Os três tipos de barba que serão mais usados em 2018

Marina Mori
20/04/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Jeslyn Chanchaleune / Unsplash

“Hoje, 90% dos homens quer ter barba”, comenta o barbeiro carioca Clayton Guimarães. Em sua experiência no ramo há 20 anos, ele percebeu que o cuidado pela aparência tem se tornado cada vez mais comum no universo masculino. O ramo da barbearia ganhou força especial no Brasil ao longo dos últimos quatro anos, segundo o profissional.
“Antes, quando se falava em visual masculino, era tudo muito focado em cabelo. Hoje eles estão dando muito mais valor à barba”, aponta. O barbeiro veio a Curitiba recentemente através da empresa Macholândia para ministrar um curso de aperfeiçoamento de profissionais ligados à beleza masculina.
A seguir, ele revela as principais tendências de barbas para 2018. Confira:

Barba lenhador média

Há pelo menos dois anos, o estilo rústico tem feito sucesso entre os homens. A tendência continua para 2018, mas de uma forma um pouco mais contida, segundo o barbeiro. “Percebi que especialmente em Curitiba o comprimento médio está predominando entre os homens”, observa.
Enquanto a barba longa tem entre 10 a 15 centímetros abaixo do queixo, a barba lenhador média chega aos cinco centímetros.
Fotos: Reprodução Pinterest
Fotos: Reprodução Pinterest

Barba executiva/uniforme

Com linhas bem definidas e volume uniforme entre o curto e o médio, as barbas executivas são opções para homens mais tradicionais. “Os fios ficam no comprimento da máquina dois ou três e o desenho natural da barba se mantém”, explica Guimarães. Segundo ele, o estilo tem conquistado a maior parte dos homens.
Fotos: Reprodução Pinterest
Fotos: Reprodução Pinterest

Cavanhaque

Tanto no estilo mais tradicional, fechado e cheio, quanto nas versões mais ousadas, com a barbicha e o bigode modelados, o cavanhaque voltou com força para este ano, segundo o barbeiro.
“O estilo Jack Sparrow, com cavanhaque mais aberto, também é uma tendência. Mas é para os homens que arriscam, que não têm medo das opiniões e estão muito certo do que querem”.
Fotos: Reprodução Pinterest
Fotos: Reprodução Pinterest

Manutenção

O tempo médio de manutenção da barba varia de homem para homem, mas, em média, leva sete dias. Em casa, é preciso prestar atenção a alguns cuidados especiais. Na hora da higiene, é necessário lembrar de lavar e secar bem os fios com secador, para que a umidade não favoreça a proliferação de microrganismos.
“Já existem no mercado produtos específicos para barba, como balms condicionantes e óleos que higienizam e previnem fungos”, sugere Guimarães. Ele indica os itens feitos a partir de ingredientes naturais, como óleo de argan, buriti e amêndoas.
LEIA TAMBÉM