exercícios

Academia com tecnologia

Gazeta do Povo
18/07/2013 03:09
Thumbnail
Aparelhos com jogos, simuladores, reprodutores de músicas e videogames estão ganhando as academias. Esta tendência tem até nome: gamefication. Seguindo essa onda, o Grupo Bodytech abre as portas da primeira unidade no Paraná – tendo como sócios Bernardinho, Giba e Murilo –, no Shopping Crystal, com equipamentos que aliam muita tecnologia e treinamento individualizado.
A simulação de movimentos cotidianos é uma tendência do fitness, de acordo com o coordenador nacional de musculação e programas da Bodytech, Leonardo Cabral. O Functional Trainer permite o fortalecimento de áreas importantes do corpo ao simular movimentos cotidianos. "Um aluno que joga golfe poderá praticar o giro neste aparelho, assim como alguém que esteja fazendo fisioterapia e precise fortalecer a musculatura", diz ele.
Para atrair quem prefere atividades ao ar livre, mas que costuma se frustrar com o clima curitibano, a esteira da Life Fitness conta com um simulador outdoor. Pela tela de 17 polegadas na frente da esteira, o aluno pode ‘visitar’ diversos lugares do mundo, simulando uma caminhada pelo interior dos Estados Unidos, por exemplo. Além da vista, a tela apresenta dados do passeio, histórias da região e fatos culturais interessantes. O aparelho permite ainda conectar o iPod ou o iPhone para reproduzir filmes e músicas na tela.
Baixo impacto
Outras novidades da Bodytech são as salas de running class e walking dance (dança na esteira). Um estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo mostrou que esta prática tem baixo impacto e gasta até 600 calorias/hora, segundo os treinadores.
As séries e evoluções dos alunos são atualizadas em nuvem, o chamado mobile training. Ao passar pela catraca, o professor recebe um aviso de que o aluno chegou, qual série já fez e o que falta fazer.